Empresa brasileira cria shampoo personalizado por inteligência artificial

Algoritmos ajudam a definir os melhores ingredientes para clientes com tipos de cabelo e rotina diferentes.

Quando a Daniela acorda com o cabelo bonito, muitas pessoas a dizem que adoram seus longos e encaracolados fios. Mas, em dias que a rebeldia toma conta dos cachos, ela diz parecer uma “juba de leão”.

Ao longo de seus 34 anos, Daniela, gerente sênior de um grande banco em São Paulo, descreve seu cabelo como “cacheado, mas não crespo” e já gastou muitos reais na busca de novos produtos.

O fato é que nem todo produto disponível hoje no mercado é feito de forma customizada. Cada pessoa é única, com diferentes tipos de cabelo, personalidade e momento de vida.

A JustForYou usa um quiz interativo, chatbots, inteligência artificial, algoritmos e uma boa dose de personalização para criar o que considera ser o produto ideal para cada cliente.

Essa tendência, que começou a ganhar relevância no Vale do Silício, chega agora no Brasil com força total e promete revolucionar a forma de tratar os cabelos.

“Nós desenvolvemos um algoritmo para tratamento capilar capaz de analisar o perfil individual e indicar a fórmula perfeita que melhor se enquadre nas preferências de cada usuário”, revela Caio de Santi, CEO da Just For You.

Diferente das chamadas marcas de “prateleira”, que oferecem produtos variados para cada necessidade capilar, a experiência JustForYou é capaz de combinar ingredientes que irão satisfazer todas as necessidades de cada pessoa, traduzidas em uma fórmula perfeita de shampoo e condicionador.

Para desenvolver as fórmulas, a startup investiu pesado em P&D a fim de estabelecer uma base de milhares de ativos diferenciados. Kiwi Líquido, Óleo de Coco, Aloe Vera, Amido de Tapioca, Colágeno Hidrolizado, D’Pantenol, Acerola Líquida, Manteiga de Manga…são apenas alguns dos exemplos. A quantidade de ativos utilizados varia de 20 a 30 itens por fórmula.

Assim como em outros segmentos do mercado e de olho principalmente nos millennials, a empresa aposta pesado também na personalização e customização. Tendências que caíram no gosto da geração Y e que, mesmo desejando se sentirem partes de um grupo, buscam individualização e autenticidade.

“A personalização está disponível do começo ao fim da experiência: além de interagir com um quiz para alinhar as expectativas, o usuário informa quais as principais qualidades que deseja em seu cabelo e recebe tudo isso onde preferir, com seu nome na embalagem”, completa de Santi.

A experiência é feita totalmente online e o cliente receberá o kit de tratamento pelo correio, com um manual de utilização dos produtos além de seu perfil com informações detalhadas do cabelo.

Deixe seu comentário sobre essa inovação ou compartilhe em suas redes sociais.

Não deixe de ler Hoje as mulheres estão querendo cabelos lisos?

Comentários
Compartilhe:
error