Hoje as mulheres estão procurando cabelos lisos?

Não é difícil perceber que está havendo uma mudança no comportamento feminino relacionado aos cuidados com o cabelo e o cabelo em si. Com o passar dos anos as mulheres vêm se libertando de diversos padrões de beleza impostos, principalmente sobre os fios.

Uma pesquisa mostrou que a busca no Google sobre cuidados com cabelos cacheados superou pela primeira vez em 2018 o número de buscas de cuidados com cabelos lisos no Brasil. Para um país de dimensões continentais e internacionalmente famoso por sua preocupação com a beleza, isso com certeza quer dizer alguma coisa.

Essa mudança por procura com cuidados para cabelos cacheados nos diz que a cultura capilar está mudando. Uma maior aceitação dos cachos está chegando até as mulheres brasileiras. Ajudando e impulsionando esse movimento, ícones famosos – como cantoras, atrizes e influenciadoras digitais – também estão aderindo a esse movimento.

A moda deixada de lado

Durante anos, na verdade décadas, o cabelo liso foi imposto pela mídia como padrão a ser seguido. Com isso, as buscas e descobertas para deixar as madeixas “ideais” foram se ampliando e atingindo níveis extremos. Infelizmente, ainda é muito comum que mulheres ponham a própria saúde em risco apenas para chegar à um resultado. Muitas mulheres se submetem à tratamentos com produtos químicos proibidos somente para terem os cabelos lisos.

Felizmente, diante de um novo momento de maior atenção e cuidados com a saúde, muitas estão optando por aceitar e deixar as madeixas naturais. Esse movimento acaba por ultrapassar a esfera da moda. É claro que com tantas mulheres aderindo aos seus visuais naturais, os cabelos cacheados passam a ser os novos queridinhos, mas não é só pela moda que elas vêm preferindo adotar o cabelo natural. Faz um tempo já que a moda é gostar de si mesma e se aceitar como realmente é faz parte disso.

Cuidados especiais dos cabelos cacheados

Assim como muitas mulheres faziam quando mantinham seus cabelos lisos, os cabelos cacheados também requerem atenção e cuidados. É claro que era de se esperar que os cuidados para os dois tipos de cabelos fossem diferentes, por isso, as mulheres que estão nessa fase de transição ainda podem ter algumas dúvidas.

Por ser um movimento crescente, a indústria já está se adaptando a quantidade de mulheres usando os cabelos cacheados e é possível ver nas lojas uma grande quantidade de produtos. O importante é testar vários e ver qual fica melhor no seu cabelo. Isso ocorre porque cada cacho é um cacho e não é regra que o produto que a blogueira usou no cabelo dela vá dar certo no seu. Por isso, vale a pena testar alguns produtos para você ir conhecendo melhor o que tem disponível e o que seu cabelo aceita da melhor maneira.

Transição capilar

O momento que as mulheres e meninas decidem mudar o visual e passar do liso para o cabelo natural – seja ondulado, cacheado ou crespo – dá início ao que se chama de transição capilar. Certamente é a época mais difícil e muitas não conseguem passar por ela sem desistir.

O cabelo fica sem forma, sem vida e com uma aparência estranha: nem lisa, nem cacheada. Nada combina e tudo parece que vai dar errado. Esse desespero é natural, visto que um cabelo que sofreu tanto tempo com a ação de químicas não volta ao natural de uma lavagem para outra.

Ainda na transição, é comum as mulheres realizarem o chamado big chop. O big chop nada mais é do que cortar fora toda a parte que ainda mantinha algum resquício de química no cabelo e deixar somente o cabelo natural. Após esse corte, você passou pela transição e está com o look 100% natural.

Comentários
Compartilhe:
error