Quadro de incentivo infantil: 5 dicas para montar o seu!

Quem tem filhos sabe o quanto é desafiador ensiná-los a fazer as tarefas de casa, estudar, comer…ufa! Para dar conta dessa demanda toda, uma alternativa bacana é criar um quadro de incentivo infantil. Ele funciona como um centro de tarefas para todos os integrantes da família, que poderá ter recompensas para quem cumprir tudo direitinho durante a semana. Ficou curioso? Conheça melhor sobre o quadro de rotina semanal!

A importância da rotina para as crianças

Uma rotina saudável em casa é de extrema importância para o crescimento da criança, mostrando a ela que o ambiente é seguro, previsível e acolhedor. Os pequenos precisam saber que existem horários para fazer as refeições, acordar, brincar, tomar banho, escovar os dentes, fazer as tarefas da escola e entre outras atividades. Ao estabelecer o quadro de incentivo infantil, essas tarefas serão incluídas, porém sem sobrecarregar a criança, o que gera estresse e confusão.

O quadro pode ser de giz, de pincel atômico, canetinhas coloridas ou mesmo de papelão, o importante é que ele tenha o tamanho ideal para conter as atividades da família. Estabeleça os dias da semana em que serão cumpridas as tarefas (de segunda a domingo, por exemplo), e um símbolo que represente os integrantes da casa e cada atividade que foi cumprida.

Confira agora as cinco dicas para montar o quadro de rotina semanal ideal, para toda a família:

  1. Estabeleça as atividades que devem ser feitas antes da escola como, preparar a lancheira dos pequenos, arrumar os materiais escolares (cadernos, livros, objetos) e uniformes.
  2. Assim que a criança chega da escola, qual é a sua rotina? Ela almoça, escova os dentes, coloca o prato na pia, faz as tarefas escolares, ou faz algum curso extracurricular (inglês, futebol)? Tudo deve ser incluído no quadro de incentivo infantil.
  3. É importante deixar um espaço na programação do dia para que a criança brinque livremente, afinal ela precisa se divertir!
  4. Seja flexível e entenda que a rotina por mais programada que seja, também pode sair do eixo às vezes por causa de algum imprevisto, e está tudo bem!
  5. Se a rotina é importante para as crianças, os adultos devem dar o exemplo e cumprirem com as suas tarefas semanais também.

Com uma rotina pré-estabelecida, as crianças crescerão com mais segurança no dia a dia, se sentirão responsáveis e terão o caráter formado. 

Desafios da educação infantil

Criar filhos hoje em dia está cada vez mais difícil, seja por causa das facilidades da vida moderna (acesso a todos os tipos de informações na internet, influências dos colegas na escola) ou mesmo pela rotina desgastante em casa, que não facilita a disciplina. Os pais precisam trabalhar, deixar os filhos na escola, pagar contas e um milhão de outras atividades.

Quando chegam em casa já estão todos cansados demais para conversar, saberem como foi o dia, fazer as tarefas da escola e em casa. Crianças e adultos reagem diferente quando estão cansados: os pais ficam nervosos, estressados e pouco conversam. Os pequenos expressam seus sentimentos de frustração chorando, fazendo birras ou chamando a atenção negativamente.

Os filhos espelham as atitudes dos pais. Se eles forem descontrolados financeiramente, mal-educados com as pessoas ao seu redor, indisciplinados, fazendo todas as atividades com atraso, as crianças verão esses comportamentos como um modelo a seguir, razão pela qual muitas delas trazem problemas quando estão na escola.  

Uma rotina estável em casa traz paz, controle e ordem em todas as áreas da vida, o que só trará benefícios para o crescimento dos pequenos, onde posteriormente serão adultos melhores e maduros.   

Veja também: Como saber se a altura de uma criança é normal

Comentários
Compartilhe:
error