O poder de um lindo calçado: de sexy a formal, descubra modelos tendências

Sapatos bufantes, discretos, futuristas, vintage, seja qual for seu gosto há sempre um modelo que combina. No entanto, essa relação vai muito além do aspecto material.

Os sapatos seduzem nossa imaginação, afinal, basta uma olhadela para ser amor à primeira vista – Cinderela que o diga. 

Ainda mais quando ficamos navegando em lojas virtuais vendo todos aqueles lindos modelos.

Contudo, essa “comunhão” só pode ser selada a partir da experimentação. E, se o encaixe for perfeito, um sorriso se abre de uma ponta a outra. Já a criatividade se encarrega de montar mil looks diferentes.

Você certamente conhece essa e outras sensações ao efetuar uma compra bem-sucedida de sapato. Mas, você já parou para pensar que o contexto pode ser muito mais amplo? 

Neste conteúdo, vamos nos aventurar em alguns fatos interessantes sobre esse vínculo e explorar as tendências para 2020, desde sapatilhas femininas até demais estilos.

Sapatos são como esculturas

Boa parte das mulheres dispõe de uma pequena ou enorme coleção de sapatos. De certa forma, esse elo remete aos itens de um colecionador, segundo Suzanne Ferris, PhD e editora da Footness: On Shoes

Seus sapatos estão, provavelmente, muito bem armazenados no guarda-roupa e/ou prateleiras. De acordo com Ferriss, “sapatos são como esculturas” e, se observamos o cenário de forma artística, logo, compreendemos a lógica desta análise. 

Sensação de poder

Brincar com estilos é uma ótima forma de renovar nossa personalidade e, ao mesmo tempo, explorar outras faces. 

Sabe aquela sensação de poder que te invade quando você utiliza salto alto? Pois bem, ela é real. Este sentimento está atrelado aos nossos instintos mais primitivos. Segundo Helen Fischer, PhD e professora de antropologia na Universidade Rutgers, “como a maioria dos animais, associamos altura a poder”.

Além disso, os sapatos também possuem um significado histórico. Afinal, nos séculos anteriores, eles eram considerados um emblema de classe. Por isso, no passado, só os ricos utilizavam sapatos de salto alto.

Uma extensão do nosso corpo

Se você acha que as surpresas param por aí, saiba que há muito mais nesta relação do que você imagina. Na visão da história de moda Valerie Steele, “os sapatos são como uma extensão íntima do nosso corpo e podem dizer muito sobre nossas atitudes, estética, sexualidade e status social”. 

Além disso, os sapatos “calçam” diversas fantasias sexuais. Mas o que exatamente os torna tão eróticos? Uma possível resposta surge através de uma análise dos nossos instintos. 

Ao calçar um salto alto, por exemplo, a bunda levanta e as costas arqueiam. Essa postura remete a pose de acasalamento primal, segundo Fischer. 

5 tendências de sapatos para 2020

É interessante ver a forma como os sapatos representam muito mais do que um simples ato de compra. Cada escolha é um reflexo direto ou indireto da nossa individualidade. Portanto, adoraríamos te auxiliar em cada fase de descoberta e redescoberta. 

Pensando nisso, separamos algumas tendências de calçados para 2020. Que tal começar o ano explorando seu estilo? Nesta lista, você irá contemplar desde modelos mais sexys aos casuais!

1# Anos 80 e 90

Direto do túnel do tempo! Não é segredo que os modelos vintage estão em alta. Sandálias de bico quadrado, por exemplo, foram um sucesso no último ano e prometem não sair tão cedo das prateleiras. 

Além disso, os calçados que seguem este estilo dispõem de todo tipo de modelo. Eles podem ser coloridos, básicos, chamativos, entre outras categorias que se encaixam perfeitamente no dia-a-dia e/ou em ocasiões especiais. 

2# Bico de folha: uma aposta ousada

Brincar com formas geométricas sempre resulta em modelos incríveis. As sandálias bico de folha encantam boa parte das mulheres graças ao seu design.

Todo esse contorno promete deixar o look mais sensual e adicionar um toque fino e moderno ao mesmo tempo.

3# Saltos criativos 

Sabe aquele modelo “diferentão” que você comprou e nunca usou? Pois bem, tire ele do armário. Esse ano promete ser recheado de modelos distintos para compor o visual. As formas geométricas, inclusive, são um grande exemplo dessa tendência.

4# Tênis

Se você é aquele tipo de pessoa que preza pelo conforto acima de tudo, então, chegou seu momento. 

Há tantos modelos versáteis de tênis, que a parte difícil é optar por um só. Além disso, as marcas estão apostando cada vez mais no estilo, na personalidade, cores e detalhes de cada peça. O que, convenhamos, faz toda diferença na hora de compor um look. 

5# Sapatos metalizados

Rosê, bronze, prata, dourado, há tantas opções que você vai se divertir no estilo dos 70 e 80. 

Os sapatos metalizados são ótimos aliados na hora de compor um look mais ousado ou clássico. Apesar dessa tendência se adaptar conforme os anos, ela é atemporal e tão audaz quanto sua proposta. 

Portanto, esqueça a ideia de utilizar sapatos metalizados somente para eventos noturnos. Permita que estes calçados também roubem a cena pela manhã.

Você já decidiu em qual calçado apostar? Conta para gente nos comentários! E não se esqueça de compartilhar essas tendências com as amigas.

Leia também – Luvas: Descubra agora mesmo como usar esse acessório

Comentários
Compartilhe:
error