O que é uma conta corrente?

Uma conta corrente é uma conta bancária que permite fácil acesso aos fundos da sua conta bancária. Também chamada de conta transacional, é a conta que você usará para pagar suas contas e fazer a maior parte de suas transações financeiras.

Se você possui uma conta corrente, pode acessar seu dinheiro com um cheque, configurando uma transferência automática ou usando seu cartão de débito. Essas transações são débitos na sua conta, enquanto um crédito é um depósito. O dinheiro que você coloca em uma conta corrente geralmente não fica lá por muito tempo, pois é onde seus gastos diários, contas e outros débitos ocorrem.

Principais características de uma conta corrente

Uma conta corrente é uma conta de depósito em um banco ou outra instituição financeira que permite ao titular fazer depósitos e saques.

As contas correntes são muito líquidas, permitindo numerosos depósitos e saques, em oposição a conta poupança ou outras contas de investimentos.

A desvantagem do aumento da liquidez é que as contas correntes não oferecem aos detentores muito em termos de taxas de juros.

O dinheiro pode ser depositado em bancos e caixas eletrônicos, através de depósito direto ou outra transferência eletrônica, os titulares podem sacar fundos via bancos e caixas eletrônicos, mediante cheques ou usando cartões de débito ou crédito eletrônicos associados às suas contas.

É importante acompanhar as taxas da conta corrente, que são avaliadas pelo número de saques mensais, assim como emissão alta de cheques e, em alguns bancos, mantendo um saldo mínimo muito baixo.

Quais são as diferenças entre uma conta corrente e a conta poupança?

A maioria das contas correntes não possui regras sobre o número de transações que você pode concluir todos os meses, enquanto uma conta poupança pode limitar o número de saques que você pode fazer em um caixa eletrônico ou pessoalmente. Também há limites para a quantidade de transferências permitidas da poupança para as contas correntes.

Geralmente, você não pode efetuar pagamentos diretamente de uma conta poupança, pois você apenas poderá realizar movimentações em algumas contas poupanças, essa não é a realidade de todas as poupanças.

Embora seja bastante fácil gastar dinheiro em sua conta corrente, retirando dinheiro de um caixa eletrônico, preenchendo um cheque, usando seu cartão de débito ou pagando por algo eletronicamente. Se você está procurando uma conta para realizar muitas movimentações, a conta corrente é uma boa opção.

Veja Como não errar na Contratação do Empréstimo Pessoal

Escolhendo a conta corrente certa

Você descobrirá que a maioria dos bancos oferece muitas opções para contas correntes. Você deve considerar cuidadosamente os recursos necessários ao escolher sua conta corrente.

Preste atenção especial aos requisitos mínimos de saldo e certifique-se de mantê-los. Para que você não acabe ficando sem ter um saldo mínimo, e acabe devendo dinheiro do banco todos os meses.

Algumas contas também limitam o número de cheques ou transações de débito que você pode ter por mês. Outros limitam o número de transações de pagamento de contas. Você deve estar ciente desses limites e garantir que eles funcionem para o seu estilo de gastos. Se os números parecerem muito restritivos, considere mover sua conta para outro lugar.

Além disso, você deve considerar a taxa de serviço mensal e as taxas de cheque especial para cada um dos bancos. As cooperativas de crédito geralmente oferecem taxas mais baixas. Além disso, lembre-se de que muitos bancos têm taxas mensais de serviço se você tiver um depósito automático ou atender a um número mínimo de transações mensais. No entanto, existem contas correntes gratuitas.

Abrir uma conta corrente

Depois de encontrar uma conta corrente que atenda às suas necessidades, o próximo passo é abrir a conta. Quando você for ao banco para abrir sua nova conta corrente, precisará fornecer seu número do CPF e do RG, bem como um comprovante de residência e um comprovante de renda.

A maioria dos bancos não abre conta corrente para menores de idade. Portanto, se você tem menos de 18 anos, precisará de um responsável para abrir a sua conta.

Quando você abre uma conta corrente, o banco também executa uma rápida verificação de crédito em segundo plano.

Se você tiver seu nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, ou a uma empresa semelhante, não será permitido abrir uma conta com limite de crédito e emissão de cheques.

Usando uma conta corrente

Quando você abre sua conta corrente pela primeira vez, você precisa manter um saldo corrente para rastrear o valor que possui em sua conta. Isso impedirá que você exceda o limite da sua conta.

Lembre-se de que o saldo que você recebe no caixa eletrônico ou vê on-line pode não ser o saldo mais recente, porque nem todas as cobranças podem ter sido compensadas ainda.

É por isso que é essencial acompanhar suas transações por conta própria. Se você não é do tipo utiliza caneta e papel frequentemente, existem softwares e aplicativos on-line de orçamento que podem ajudá-lo a fazer isso.

Além disso, é muito importante equilibrar sua conta todos os meses, pois isso ajudará você a detectar os erros cometidos por você ou pelo banco, como depósitos em contas incorretas ou transações não autorizadas.

Lembre-se de que, às vezes, seus fundos podem não estar disponíveis imediatamente. É importante entender a política do seu banco em disponibilizar seus depósitos.

Entenda suas opções de cheque especial

Você também deve saber sobre qualquer limite que seu banco possa oferecer. Alguns bancos ou cooperativas de crédito permitem limites de crédito para cobrir seus gastos quando falta dinheiro na sua conta, mas, nesse caso, você entra no negativo e paga juros ao banco.

Se você é propenso a utilizar o limite da sua conta, deve se informar sobre a melhor taxa de juros oferecida pelo seu banco, bem como as taxas que a acompanham.

Protegendo seu dinheiro

Sua conta corrente deve realmente conter apenas os fundos necessários para suas transações diárias durante o mês. Embora alguns bancos ofereçam contas correntes com juros, as taxas geralmente são mais baixas que uma conta poupança.

Além disso, se o seu talão de cheques ou cartão de débito for roubado, é importante denunciá-lo imediatamente. O banco pode suspender pagamentos em sua conta e impedir que você perca uma grande quantia de dinheiro.

Leia Também:

Telefone Santander – SAC, Atendimento 0800

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar essas valiosas informações em suas redes sociais.

Comentários
Compartilhe:
error