Como se dar bem com a caminhada em dias quentes

Basta um dia ensolarado para a animação de sair de casa vir a tona! Seja para ir a um parque, fazer caminhada, ou tirar o par de tênis do armário para trilha. Mas é preciso tomar cuidado, dias ensolarados com um calor intenso podem, além de trazer incômodo, prejudicar as suas atividades físicas.

Você já deve ter sentido tontura ou mau estar depois de caminhar ou correr em um dia quente, certo?! Pois é, isso é muito comum. Nestes dias de muito sol e calor, nós temos que tomar cuidados extras para manter o bem estar e a saúde do nosso corpo. 

Por isso, neste conteúdo eu separei as melhores dicas de preparação e planejamento para te ajudar a fazer exercícios físicos de forma mais confortável e segura. Vamos lá!

Planejamento

Pode parecer óbvio, mas planejar quando e onde caminhar é importante. Principalmente, quando falamos de caminhada em dias quentes. 

O nosso corpo leva em torno de 10 dias para se acostumar a mudança climática do frio para o quente. Então, se você mora em uma região mais fria e vai se exercitar em um dia quente, é melhor que pegue leve no início, por exemplo.

Quando caminhar

Primeiramente, evite caminhar em horários onde o calor é mais intenso. Isso porque, o calor excessivo pode fazer com que a sua pressão caia, ou te causar tonturas, por exemplo. Por isso, procure caminhar antes das 12h ou após às 16h, quando a temperatura está mais amena. 

Caso não seja possível, utilize rotas onde o seu trajeto possa ser coberto por sombras. Isso porque, obviamente a sombra diminui a intensidade do sol. As árvores podem ser grandes aliadas nas pausas para evitar que os raios de Sol incidam direto em sua cabeça.

Outra sugestão, que está cada vez mais comum, é realizar sua caminhada no período da noite. Os benefícios são muitos, além de não sofrer com o sol intenso, você encontra o frescor do clima, e menos congestionamento de pessoas.

Onde caminhar

Primeiramente, verifique se o lugar que você vai fazer a atividade física possui a infraestrutura necessária para uma boa caminhada. Se não houver, isso significa que você deve se preparar de outra forma.

Pense também na sua segurança, é importante que o lugar forneça, minimamente, uma boa estrutura para a caminhada. Calçadas desregulares ou buracos, por exemplo, podem ser perigosos.

Vestuário

A escolha da roupa certa para exercícios físicos pode ser um grande diferencial para uma caminhada mais confortável. A tecnologia alinhada com a moda tem avançado muito. 

Hoje, as roupas com proteção UV podem colaborar muito para a saúde da sua pele. Isso porque, elas diminuem a incidência dos raios UVA e UVB. Mas, não dispense o uso do protetor solar.

Os tecidos e cores das roupas influenciam no desempenho da sua caminhada, também. O nylon e poliéster são ótimas escolhas no momento de realizar uma caminhada em dias quentes.

Além da camisetas com proteção UV, o uso de bonés ou viseiras é um dos mais recomendados para se proteger do Sol. Eles protegem a sua pele e visão dos raios ultravioletas e causam menos desgaste. Atualmente, existem muitos acessórios que podem contribuir também para aliviar a alta temperatura, como as mochilas de hidratação, por exemplo.

Dicas extras

Além disso, eu separei 3 dicas extras para você caminhar ou correr em dias quentes de forma saudável e tranquila: 

Dica 1: Em dias quentes locais onde possuam água, como mar e rios, podem ser úteis para manter um ar refrescante em sua caminhada.

Dica 2: Para diminuir a sensação térmica, vista a roupa úmida. Isso ajudará a manter o frescor, enquanto a água evapora.

Dica 3: Procure sempre realizar pausas, tire o tênis, coma alguma fruta e beba muita água.

Conclusão

Praticar atividades físicas de forma geral é benéfico e tanto para a saúde. Não deixe que a exposição excessiva ou negligenciada traga efeitos negativos para você. 

Lembre-se que praticar exercícios físicos sem o planejamento e a preparação necessária podem causar queimaduras, ou em casos mais graves até insolação. 

Finalmente, eu espero que este artigo te ajude e seja útil para você se dar bem com a caminhada em dias quentes.

Não deixe de ler sobre Atividade física para idosos: Tudo o que você precisa saber

Comentários
Compartilhe:
error