Com o Avanço das Redes Sociais é Importante Ter um Site?

Hoje em dia, com o avanço das redes sociais, muitos empreendedores se perguntam se o serviço de criação de sites ainda é necessário.

Afinal de contas, a navegação em mídias sociais é uma das que mais cresce. Desse modo, é de se imaginar que a utilização de sites ficará ultrapassada.

Mas, não é isso que o mercado aponta, já que todos os dias novos sites são criados a fim de movimentar e competir nesse mercado digital.

Pensando nessa temática, resolvemos abordar neste artigo a importância desse tipo de plataforma e seus benefícios. Ao mesmo tempo que, iremos compará-lo com a eficácia das mídias sociais, confira!

O Avanço Das Redes Sociais

A tecnologia já é algo presente em nossa sociedade faz tempos e, constantemente está em evolução.

Quem é que não lembra de anos atrás quando existiam ferramentas de comunicação como o MSN, certo? Logo em seguida, veio o Orkut para competir.

Podemos considerar essas uma das primeiras redes sociais que realmente tiveram um grande impacto na conexão entre pessoas.

Mas, quando o assunto é avanço das redes sociais, tudo mudou com o Facebook. Tanto que até hoje, ele é a rede social mais usada no mundo, sendo seguida por:

  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • Facebook Messenger;
  • WeChat;
  • Instagram.

Se formos considerar o Brasil apenas a ordem muda, começando pelo YouTube e sendo seguido por Facebook, WhatsApp e Instagram.

Foi após essa rede criada por Mark Zuckerberg que as redes sociais deixaram de ser um ambiente de comunicação pessoa-pessoa. Passando assim, a proporcionar a comunicação marca-consumidor.

Não demorou muito para que diversos perfis profissionais começassem a aparecer e pouco depois, anúncios, campanhas, etc.

Dessa forma, abriu-se espaço para a criação de contas empresariais nas mídias sociais. Com isso, diversas marcas e empresas começaram a usar um ambiente mais “pessoal” para criar proximidade com seus consumidores.

Redes sociais vs. sites profissionais

Há alguns anos, o uso de redes sociais com teor profissional ultrapassou o Facebook e vemos diversas outras cumprindo essa função.

Vemos assim, inúmeros empreendedores digitais começando por esse tipo de plataforma. O que faz com que muitos dispensem o uso de sites.

Mas, você sabe realmente para o que serve e os benefícios de ter um site institucional?

Em primeiro lugar, podemos destacar que estes funcionam como um cartão de visitas. Ou seja, será ali que seu cliente irá conhecer melhor a marca através de informações como:

  • Canais de comunicação;
  • Sobre nós (história);
  • Missão, visão e valores.

Basicamente, esse é um ambiente criado para mostrar segurança e gerar confiança no consumidor.

Contudo, ele vai muito além disso. Por exemplo, ao contratar um serviço de criação de sites profissionais com uma empresa experiente no mercado como a BQHost.

Seu site será muito mais do que uma plataforma “informativa”, ele terá ainda um ambiente chamado de blog.

Antigamente, blogs eram considerados sites mais pessoais, famosos entre os jovens que queriam contar histórias, se expressar. Com o tempo, esse tipo de uso foi sendo ressignificado devido ao surgimento do marketing digital.

Hoje ter um blog conectado ao site da sua empresa é essencial para a atração de forma qualificada do seu público consumidor.

Isso porque através do blog você irá criar e publicar conteúdos relevantes. Ou seja, aquele que agrega valor à sua audiência.

Para gerar um aumento na visibilidade e alcance da sua marca, é preciso utilizar nestes conteúdos as estratégias de SEO.

O Search Engine Optimization é uma técnica do marketing de conteúdo que tem por objetivo ranquear sites. Talvez você se pergunte o que é isso.

Ranqueamento nada mais é do que estar nas primeiras páginas de resultados de buscas feitas em ambiente como o Google.

 

5 Motivos Para Investir Além Das Redes Sociais

Como vimos acima, o serviço de criação de sites vai muito além do que muitos imaginam.

Pois, hoje o marketing digital se expandiu e através dessa plataforma, uma maior visibilidade pode ser alcançada. Algo que também pode ser obtido nas redes sociais,mas sem garantias.

Pois acontece que as mídias sociais podem acabar, tal como aconteceu com o Orkut, o MSN e diversas outras.

Quando isso acontece, todas as suas ações ali criadas se perdem. Ao contrário do blog que é algo próprio e só você pode determinar seu fim.

Isso não significa que você não deve investir nas redes sociais, pois, elas são extremamente importantes para sua marca.

Entretanto, o site profissional deve estar presente no seu planejamento de marketing. Para melhor entendimento, abaixo irei dar alguns motivos para investir nele.

  1. Visibilidade e alcance: com auxílio da estratégia SEO, seus conteúdos serão produzidos a partir de termos de busca específicos utilizados pelos consumidores que você deseja atrair, conseguindo melhor alcançá-los;
  2. Longo prazo: por ser uma plataforma própria, você quem define seu encerramento. Mas, além disso, seus conteúdos estarão ali sempre presentes e fáceis de serem achados devido as palavras-chaves. Ao contrário das redes sociais nas quais certos conteúdos “se perdem”;
  3. Baixo custo: através do blog, você obtém aquilo que chamamos de tráfego orgânico. Ou seja, é aquele que demanda nenhum ou investimentos reduzidos;
  4. Aumento nas vendas: seus conteúdos, como apontado antes, qualificam os visitantes que chegam à plataforma. Com isso, é muito mais fácil atrair pessoas que realmente possuem interesse no seu produto/serviço;
  5. Integração: para finalizar, vale destacar que os sites/blogs possuem integração com redes sociais e ferramentas de Analytics. Isso permite que você expanda sua comunicação e analise os resultados de suas ações.

 

Conclusão

Foi possível, então, ao longo deste artigo, ver a importância que um site tem para o crescimento do seu negócio em meio ao avanço das redes sociais.

Contudo, para alcançar bons resultados, você precisa ter ao seu lado um ótimo serviço de criação de sites profissionais. Para isso, você pode contar com a BQHost.

Uma empresa com mais de 15 anos de mercado que trabalha com o desenvolvimento de sites com otimização SEO que fará toda diferença!

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Então, deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

 

Leia também sobre os Principais Gadgets para uso no dia a dia

 

Comentários
Compartilhe:
error