Principais danças típicas no Brasil

O Brasil é verdadeiramente a nação da música e da dança. Algumas danças são bem conhecidas, como o samba, que se tornou um símbolo nacional, enquanto outras permanecem mais discretas. Aqui estão algumas danças brasileiras tradicionais que vale a pena conhecer.
Principais danças típicas no Brasil:

Samba

Como símbolo do Brasil, qualquer boa lista de danças tradicionais brasileiras deve começar com o samba. O samba é um gênero musical e estilo de dança brasileiro, notável por seu rápido trabalho de pés e movimentos de quadril que, combinados às batidas de um tambor de aço, parecem deixar os espectadores em transe. Suas origens estão na costa oeste da África, chegando ao Brasil pela escravidão. É o gênero musical e de dança mais intimamente ligado ao Rio de Janeiro.

Jongo

O Jongo – às vezes conhecido como caxambu – foi trazido para o Brasil através da escravidão e acredita-se que tenha se originado em Angola. A dança é algumas vezes referida como uma forma antiga de samba e uma apresentação de jongo prova que o trabalho de passo é muitas vezes muito semelhante. Animada, a dança é realizada para um grupo harmonioso de pessoas cantando e tocando instrumentos simples. Às vezes, é associado à umbanda, uma religião com raízes na África.

Funk Carioca

Geralmente chamado simplesmente de funk, o carioca tem seu próprio estilo distinto. Funk é uma mistura de Miami e música de estilo africano, produzindo um som underground e arenoso – geralmente acompanhado de letras controversas sobre mulheres, sexo e drogas. O estilo de dança é popular entre as mulheres nos bailes funk (festas funk).

Bumba Meu Boi

Uma das danças mais tradicionais do país, o Bumba Meu Boi é uma tradição folclórica e é comemorada principalmente no norte do país na mesma época da Festa Junina. O evento é baseado em uma história de um touro que morre e é ressuscitado, tendo influências das culturas africana, européia e indígena. A dança teatral é muito animada e realizada em um círculo com muitos trajes ornamentados.

Forró

O Forró é originário do nordeste do Brasil, mas sua popularidade se espalhou por todo o país nos últimos anos, principalmente no sudeste. Pode conhecer mais sobre o forró que é uma dança típica de Sergipe, entre outras diversas visitando o nordeste brasileiro, berço de uma cultura sem igual. A dança é realizada em pares e varia de um lento e íntimo embaralhamento lateral a um ritmo muito mais complexo de passos rápidos, balanços e saltos, com algumas semelhanças com a valsa.

Carimbó

Encontrado no norte do Pará, no Brasil, o Carimbó é classificado como dança indígena e reflete a expressão artística da cultura amazônica. Normalmente, as mulheres usam saias longas e coloridas com grandes selos florais e homens e mulheres dançam juntos em círculo ao ritmo de alguns instrumentos simples, mas rítmicos.

Capoeira

Embora não seja totalmente classificada como dança, é uma combinação única de artes marciais, dança e acrobacias. Para os espectadores, a música hipnotizante e a fluidez dos movimentos certamente parecem dança. A capoeira é outra dança de origem africana, que chega ao Brasil pela escravidão. Os movimentos incluem varreduras, chutes e desvios em ritmo acelerado, com a parte inferior do corpo realizando a maioria dos movimentos, enquanto a parte superior do corpo equilibra as ações.

Lundu

Lundu é uma dança e música afro-brasileiras, originárias da África. Realizada em um casal, a dança é relativamente lenta, mas altamente carregada e sensual. Foi identificada como a raiz do choro e do samba.

Baião

Considerado parte fundamental do forró, o baião mistura diversas culturas da música e da dança de sociedades africanas, européias e indígenas. Encontrado principalmente no estado de Pernambuco, é frequentemente considerado uma dança rural. A música é mantida simples, mas animada, com instrumentos como o zabumba, a dança geralmente realizada em pares ou em grupo.

Xote

Xote é um tipo típico de dança forró que é incrivelmente versátil e tem várias variações em todo o país. Misturando influências européias e africanas, também incorpora elementos de salsa, mambo e rumba, dependendo da região do Brasil.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo ou compartilhe em suas redes sociais.

Comentários
Compartilhe:
error