Dia de faxina: como limpar a casa de forma rápida e fácil

Dia de faxina é o terror de muita gente. Ter que tirar o seu dia de folga para arrumar a casa, limpar o banheiro, lavar roupa, pode ser muito desgastante.

Mas, de toda forma, fazer faxina é necessário e muito importante para sua qualidade de vida. Então, por que não tornar essa tarefa divertida, mais rápida e fácil?

Selecionamos algumas dicas para deixar seu dia de faxina mais prazeroso e eficiente. Confira!

Limpeza x faxina

Antes de começarmos nossas dicas, é interessante que você entenda a diferença entre limpeza e faxina.

A limpeza é aquela mais superficial, mais focada em manter a higiene. Aquela que você faz diariamente ou várias vezes na semana, seja 30 minutinhos por dia, mas que é capaz de manter a casa sempre arrumada.

Já a faxina é a limpeza mais pesada, mais profunda. Pode ser feita semanalmente, a cada 15 dias ou até mensalmente, caso você não tenha tempo e seu apartamento seja bem pequeno.

O melhor é saber que uma complementa a outra e, fazendo ambas, você facilita as tarefas domésticas.

Dia de faxina: por onde começar então?

Chegou o dia de faxina, o que fazer primeiro? Comece criando um cronograma de limpeza, para organizar suas atividades. Vamos ensinar abaixo a criar o seu.

Depois, o ponto de partida para iniciar um dia de faxina é começar descartando o que não está em uso por, no mínimo, 6 meses.

Pense em tudo que você vem acumulando ao longo do tempo e nem se lembra mais que existe. Coloque para reciclar ou doe e, assim, você já desafoga parte da bagunça.

Organizar a casa é sinônimo de organizar a mente. Melhora sua qualidade de vida e ainda diminui o stress. Com isso, você tem mais facilidade de pôr ordem em casa.

Cronograma de faxina e limpeza

Como falamos, antes de iniciar o dia de faxina também é bom criar um cronograma, intercalando limpeza e faxinas.

Pense na frequência que você deseja fazer a higienização mais pesada e divida o mês colocando certas tarefas para cada dia. Dessa forma, você faz tudo aos poucos, sem desgaste, não se esquece de nada e a bagunça não se acumula.

Coloque um quadro ou papel na geladeira, crie uma planilha ou a forma que for mais fácil para você. O importante é que fique visível, para que você não se esqueça.

Tarefas diárias

Vamos te ajudar a criar este cronograma, com exemplos do que pode ser realizado diariamente. Tarefas que não tomarão muito tempo, mas que facilitarão no dia de faxina.

  • Selecione um horário do dia para lavar toda a louça, de acordo com a dinâmica da sua família ou da sua rotina, caso more sozinho.
  • Arrume a cama diariamente, isso já dará outra cara para seu quarto.
  • Recolha o lixo da cozinha e do banheiro. Isso evita uma proliferação grande de bactérias e o mau cheiro.
  • Faça uma limpeza leve nos ambientes – guarde o que está fora do lugar, as louças no armário, assim o caos não se instaura.

Tarefas para o dia de faxina

Com todos os passos acima, seu dia de faxina já será mais fácil. Mas vamos às atividades mais complexas, que podem ser feitas em uma periodicidade maior, para que você se organize.

Semanalmente

  • Troque as roupas de cama e toalhas e coloque-as para lavar. Isso evitará a formação de mofo, que causa alergias, e a proliferação de bactérias.
  • Passe espanador e varra o chão. Tirando a poeira toda semana, sua casa estará sempre limpa.
  • Faça uma limpeza mais pesada no banheiro, vaso sanitários e boxe do chuveiro.
  • Aspire os tapetes e faça a higienização de carpetes, caso você os tenha. Pode não parecer, mas as fibras acumulam muita sujeira.
  • Com o aspirador, limpe também os sofás e poltronas, tirando a sujeira que fica entre as almofadas. Uma dica adicional é usar um bagum para revestir seu sofá.

A cada 15 dias ou mensalmente, faça também as tarefas a seguir:

  • Limpe a geladeira e descongele o congelador.
  • Limpe as janelas com um limpa-vidros e pano.
  • Limpe o filtro do aspirador de pó.
  • Arrume a despensa e os armários da cozinha.

Dicas para deixar o dia de faxina mais divertido

Como você pôde ver, fazer a limpeza profunda não demanda tantas atividades assim. Mas existem alguns passos que podem tornar o dia de faxina mais prazeroso.

1.      Música

Para diminuir a tensão e o stress de fazer faxina, coloque suas músicas preferidas. Escutar música faz o tempo passar mais rápido e você ainda se diverte dançando pela casa.

2.      Crie recompensas

Transformar o momento da faxina em uma espécie de “gincana” cria uma maior motivação para fazer as tarefas que você considera chatas.

A cada cômodo limpo ou tarefa concluída, você se dá o direito de fazer algo que te dá prazer – assistir a um filme, descansar, comer algo gostoso. Mas deixe para curtir esses pequenos prazeres apenas quando acabar todo o dia de faxina.

A lógica é simples: enquanto não concluir a tarefa doméstica, você não poderá desfrutar dessas recompensas. Assim, você fará tudo mais rápido e com mais vontade.

3.      Limpe um cômodo por vez

Separar a faxina por cômodos facilita muito. Comece pelos banheiros, que são a parte mais complexa.

Depois, parta para os cômodos mais distantes da porta, passando para os mais próximos. Assim, você não corre o risco de sujar o que já foi limpo com os pés sujos ou levando a poeira de um para o outro. E ainda evita retrabalho.

4.      Chame a família

Uma ótica dica é incluir as pessoas que moram na sua casa para fazer a faxina. Se você morar sozinho, também pode convidar os amigos e a família para ajudá-lo. Ao fim do dia, que tal todos confraternizarem na casa limpinha?

Ter mais pessoas durante esse momento da limpeza é uma forma de se distrair e passar tempo com que você gosta. Além disso, ainda torna o trabalho mais rápido, já que você pode dividir as tarefas com mais pessoas.

Gostou das nossas dicas? Separe agora seu papel e caneta, crie o seu cronograma de limpeza e mãos à obra para o dia de faxina!

Comentários
Compartilhe:
error