10 pontos para trabalhar o desenvolvimento pessoal na perspectiva da psicologia

Segundo Mahatma Gandhi, a felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que faz estão em completa harmonia. Você concorda com esse pensamento?

Atualmente, um dos maiores desejos das pessoas da sociedade moderna é justamente o de poder obter um maior desenvolvimento pessoal, buscando superar a si mesmo, em seus problemas psicológicos, emocionais, descontentamentos, desejos, etc.

Muitas pessoas podem conseguir obter um desenvolvimento pessoal significativo, apenas por si mesmas, sem nenhuma interferência externa, mas em alguns casos, será necessário procurar auxilio psicológico para obtenção do crescimento pessoal que desejamos.

Se levarmos em consideração que a psicologia (palavra de origem grega que significa “estudo da alma”) é a ciência que estuda a conduta e processos mentais das pessoas: emoções, percepções, atenção, personalidade, relações sociais, etc…, ela poderá ser de grande valia para o nosso desenvolvimento pessoal.

De modo geral, a psicologia abrange a totalidade do que somos e do fazemos. E para entendermos como isso pode ajudar em nosso desenvolvimento pessoal, confira no artigo de hoje, 10 pontos que você precisa trabalhar no desenvolvimento pessoal para ser uma pessoa mais feliz e realizada.

Qual é a importância do desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal não possui limite de idade, nem etapas, tampouco está condicionado a um estilo de vida em particular, nem mesmo a um nível de aquisição, profissão, ou distinção social.

Dito em outras palavras, isso quer dizer que todo ser humano, no transcorrer da sua vida, constantemente se encontra experimentando o desenvolvimento em todas as áreas, alguns em graus mais elevados do que outros, mas é algo que está inato ao ser humano.

O desenvolvimento pessoal garante ao ser humano a possibilidade de estar em constante aprendizagem, através da consciência de si mesmo, que lhe permite aproveitar a possibilidade de pensar, sentir e atuar, para que ao usar o pensamento livre e autônomo, obtenha uma liberdade responsável que lhe permita tornar-se líder de si mesmo, ou seja, com saúde emocional.

É válido destacar também que o desenvolvimento pessoal não é uma ação que se possa alcançar de uma hora pra outra, mas sim um processo em longo prazo. Neste período, as pessoas vão aumentando continuamente seus conhecimentos, suas habilidades, potencial, desenvolvimento emocional, biológico, espiritual e assim sucessivamente em todos os aspectos pessoais de sua vida.

 

Trabalhe o seu desenvolvimento pessoal!

Veja a seguir 10 pontos para trabalhar o desenvolvimento pessoal, a partir da perspectiva da psicologia e melhore de vida agora mesmo!

Realizações pessoais

Tendo em vista que somos seres sociais e que para nos mantermos precisamos nos relacionar com outras pessoas, é preciso cuidar para que essas relações sejam saudáveis e que não venham afetar a sua vida pessoal ou laboral.

Habilidades sociais

Ainda com relação ao tópico anterior, pessoas que não possuem habilidades sociais, dificilmente conseguirão obter o desenvolvimento pessoal desejado, pois essa carência afeta diretamente vida social e laboral.

Motivação

A falta de motivação, ou problemas para motivar-se, faz com que muitas pessoas fiquem estagnadas no tempo e isso afetará diretamente o nosso desenvolvimento pessoal.

Metas

Nesse ponto é importante ter um acompanhamento de um psicólogo, que lhe ajudará a enfrentar possíveis dificuldades que surjam no meio do caminho, enquanto você busca definir suas metas de desenvolvimento pessoal, uma vez que o êxito que você almeja dependerá em grande medida, do que, quanto e como.

Atenção

Devemos controlar e dirigir a nossa atenção, tanto para obtenção de nossos objetivos, como para nos centrar no que realmente pode trazer algo de positivo em nossa vida.

Emoções

Saber regular as nossas emoções e geri-las corretamente, quando elas surgem, é algo básico para a execução e aproveitamos melhor o que nos propomos fazer.

Presença de transtornos

Os transtornos e desequilíbrios mentais, quando não são controlados, ou tratados da forma correta, podem nos levar a fracassar em nosso intento de viver uma vida plena de feliz.

Enfrentamento

Precisamos estar cientes de que a nossa vida nem sempre será um mar de rosas e que o modo como enfrentamos as nossas escolhas, que vão surgindo pelo caminho, podem ser determinantes para sabermos como será o restante do nosso trajeto.

Estresse

Na sociedade atual, em que vivemos uma vida atribulada e sem tempo para nós mesmos, o estresse é uma constante que precisa ser trabalhado com o acompanhamento devido, principalmente se quisermos um desenvolvimento pessoal pleno e com a saúde do corpo e da mente em dia.

Autoestima

Aquele que possui a autoestima baixa pode acabar diminuindo as suas possibilidades e o seu horizonte de perspectivas.

Em função disso, é necessário saber quais são os nossos pontos fortes e de modo algum, devemos nos demorar em nossas carências e debilidades.

 

Conclusão

No artigo de hoje, você pode ter contato com 10 aspectos que devem ser levados em consideração, a partir do momento que as pessoas desejam potencializar o seu desenvolvimento pessoal, enfrentando as dificuldades naturais que aparecem ao longo da nossa vida de uma forma mais leve e saudável.

No entanto, é preciso salientar que, nem todas as pessoas que sentem insatisfação, e que precisam trabalhar o seu desenvolvimento pessoal em suas vidas, enfrentarão todos os déficits citados, uma vez que na prática, cada um apresentará suas necessidades e pode necessitar trabalhar em um ou outro aspecto, em maior ou menor medida.

Dito de forma resumida, as dicas apresentadas não descartam o papel fundamental que um psicólogo tem para desenvolver o nosso equilíbrio emocional e pessoal, melhorando sua capacidade de atenção, autoestima e relações interpessoais principalmente.

Podemos concluir que a psicologia, não só é útil para aquelas pessoas que padecem de algum transtorno mental, mas também para aqueles que desejam alcançar todo o seu potencial para a realização pessoal e/ou profissional.

Comentários
Compartilhe:
error