Desenvolvimento pessoal: o que é, importância, objetivos e áreas principais

Conceito de Desenvolvimento Pessoal

  1. O Desenvolvimento Pessoal também pode ser conhecido como crescimento pessoal ou mudança pessoal, e inclusive, superação pessoal. Essa área nada mais é do que um processo de evolução psicológico, em que uma pessoa adquire novas ideias, ou novas crenças que lhes admitem comportamentos e atitudes novas, dando como resultado uma melhora em sua qualidade de vida.

Um dos requisitos para empreender esse processo é não se sentir acomodado com seus resultados, e ter então, coragem para fazer algo diferente em sua vida, saindo da zona de conforto e enfrentando seus medos apesar de tudo e de todos.

Saiba que o início de todas as situações de sua vida e que às vezes lhe desagradam, está dentro de você como crenças involuntárias. O desenvolvimento pessoal é para transformar e modificar essas crenças. A partir do momento que você mudar a forma como enxerga o mundo a sua volta, ele passa a tomar outra forma, e é aí que o desenvolvimento pessoal acontece.

Qual a importância do desenvolvimento pessoal?

Quando uma pessoa consegue colocar em prática o seu desenvolvimento pessoal, isso quer dizer que ela conta com a capacidade de instruir-se mediante uma consciência própria, e ao mesmo tempo, tirar o máximo proveito de sua capacidade de pensamento. Quando uma pessoa tem um pensamento livre e independente, é mais apto para sentir, pensar e atuar de maneira responsável, e assim, converte-se em uma pessoa capaz de ser líder de si mesmo e consegue potencializar a sua saúde mental.

Desta forma, fica evidente a importância do desenvolvimento pessoal, uma vez que dependemos disso para adquirirmos plenitude,  e sermos capazes de ampliar nossa capacidade de disfrutar a vida, nossa criatividade e eficácia, o que se iguala ao bem estar total da pessoa.

Objetivos do Desenvolvimento Pessoal

Confira a seguir quais são os principais objetivos do desenvolvimento pessoal:

  • Lidar e controlar os sentimentos e as emoções, quando uma pessoa obtém seu desenvolvimento pessoal também consegue autocontrole e maior consciência sobre seus atos. Desta maneira, terá maior controle sobre suas emoções de modo confiável.
  • Enfrentar as dificuldades do dia a dia, no processo deste desenvolvimento nos preenchemos de muitos recursos, tanto emocionais como intelectuais, que servem para nos ajudar com nossa autoestima, e acima de tudo, a fazer frente aos problemas diários.
  • Estabelecer e manter relações sociais e laborais saudáveis, o desenvolvimento pessoal envolve ampliar alguns princípios como a franqueza, a honestidade, o respeito e todos são necessários para manter ou desenvolver relações pessoais em todos os âmbitos, tendo presente a comunicação assertiva.
  • Promover uma atitude positiva e flexível, é o que promove o desenvolvimento pessoal diante da realidade repleta de circunstâncias e situações mutáveis. 
  • Defende o espírito, a vontade e o otimismo, diante das metas, aspirações e os objetivos.

Áreas onde se aplica o desenvolvimento pessoal

Existem certas áreas onde o desenvolvimento pessoal tem um papel importante para enriquecê-las. São elas:

 

  • Área emocional e sentimental

 

Quando você está trabalhando em seu desenvolvimento pessoal e especificamente nesta área, se reconhece como desenvolvimento emocional, e isso envolve mudanças, trata-se de se converter em seres integrais, que tenham a capacidade de mostrar afeto para com outras pessoas, vendo nos demais as qualidades que este possui e ter tolerância com os erros dos outros. 

Dito em outras palavras, essa área é para criar pessoas que possam lidar com suas emoções e serem capazes de edificar e construir a partir das qualidades de si mesmos e de quem os rodeia.

 

  • A área intrafamiliar

 

O segredo para esta área está no amor, para obter o desenvolvimento familiar perfeito, a troca entre dar e receber é a maior expressão de amor.

É preciso ter em mente que a família é o espaço natural da educação e do desenvolvimento pessoal.

 

  • Na área do auto conhecimento 

 

Isso implica ser como seu próprio professor e, em consequência disso, ser uma pessoa com maior consciência de si, conseguindo vislumbrar quais são suas próprias limitações e poder superá-las com o poder da sua mente.

 

  • A área profissional

 

O desenvolvimento pessoal influencia e muito, no âmbito laboral/profissional, isso porque à medida que seu desenvolvimento pessoal avança, você vai adotando certas características e valores que lhe ajudam a ser um melhor profissional, como por exemplo, o otimismo, constância, compromisso, humildade, organização, e valores como o respeito, a tolerância, entre outros.

Conselhos, técnicas e estratégias para seu crescimento pessoal

  • Dedique um tempo para conhecer a si mesmo: isso ainda que soe como algo óbvio, é realmente importante destacarmos mais uma vez, tendo em vista que saber quais são nossas qualidades e debilidades, e saber o que realmente nos faz feliz, e o que nos desagrada, o que queremos obter em nossa vida e o que queremos ser, tudo isso tem uma importância vital para nosso crescimento pessoal.

 

Ter consciência sobre nós mesmos é indispensável para que sejamos capazes de modificar aqueles aspectos que não nos fazem bem, e isso também pode ser obtido se prestarmos mais atenção em nossas próprias emoções e estarmos sempre atentos de onde elas são provenientes.

 

  • Agarre-se às suas metas! Ter metas claras a curto, médio e longo prazo é realmente importante parar qualquer pessoa, se uma pessoa carece de metas é pouco provável que consiga algum tipo de motivação para ser melhor, sem metas simplesmente não pode ter um plano ao qual se apegar.

 

  • Seja responsável por sua vida: em muitas ocasiões, quando algo não sai como nos gostaria, temos o costume de nos queixar, e caímos no vitimismo. Uma nova estratégia para o desenvolvimento pessoal é não culpar a outras pessoas pelo que acontece com você, pois ainda que seja certo que, outras pessoas podem ter alguma responsabilidade, quem realmente possui a última palavra é você, e mais ninguém. Quando não for responsável de sua vida, a ausência de evolução pode acabar freando os seus propósitos de vida, e não é isso que desejamos, não é mesmo?
Comentários
Compartilhe:
error