Curso para gestante Online. É mesmo necessário fazer um?

Muitas mulheres prestes a se tornarem mães, ainda duvidam da real necessidade de um curso para gestante! Entretanto, o aprendizado, a confiança e a segurança conquistada para enfrentar os momentos da gravidez, parto, pós-parto e maternidade, pelas futuras mamães que fizeram algum tipo de curso é extremamente nítido. Observa-se que as mães que se informam curtem mais estes momentos.

Curso para gestante online ou presencial?

Qualquer curso presencial apresenta dificuldades óbvias para deslocamento, tempo hábil para conclusão e ainda o fato de você precisar estar no local obrigatoriamente em um determinado dia e horário!

E tem também a questão das especialidades envolvidas nos cursos para gestantes presenciais. Na maioria das vezes, eles não abrangem tantas variedades de profissionais. E com certeza, o fato de o curso ser presencial, dificulta a presença de grande quantidade de profissionais em um curso.

Mas a boa notícia é que em um curso para gestante online a situação muda completamente! Como o fator “distância” não é considerado como impedimento, temos um curso bastante abrangente. E abrangente em muitos sentidos.

O formato “online” faz com que o curso, ao ser transmitido em vídeo aulas, seja transmitido em qualquer lugar do mundo. É necessário apenas um computador, smartphone com acesso a internet. E em qualquer hora ou dia da sua preferência.

Quando o curso para gestante é online, é totalmente ampla a variedade de especialidades profissionais e médicas. Temos psicólogos, doulas, nutricionistas, couches, pediatras, sexólogos, enfermeiras obstétricas e outros.

As novas redes de mães

O formato online expande as possibilidades. E com isso acabam criando mais oportunidades, além das aulas em si. Oportunidades reais, onde a futura mamãe se interage com outras que estão em situação semelhante à dela. Isso tudo online, no conforto da sua rotina diária.

Desta forma, é possível também tirar dúvidas ou trocar experiências sobre determinado assunto, com um suporte totalmente preparado profissionalmente para o assunto. Ao invés de você gastar tempo, para buscar por um nutricionista, por exemplo, você terá nutricionista disponível em um curso para gestante online.

Por que fazer um curso para gestante online?

É em um curso para gestante que você vai conquistar a segurança e confiança necessária para enfrentar momentos que você não conhece: a gravidez, parto, pós-parto e maternidade. Se você está segura e confiante, com certeza vai curtir bastante os melhores momentos da sua vida.

E não há como negar! Informação é a chave para avançarmos nesse processo de pré-conhecimento. Afinal, em um curso para gestante você vai conhecer o que vai viver em um futuro bem próximo.

A melhor informação é aquela que se aprende primeiro com a ciência e se comprove pela experiência. Resumindo, é sempre válido evitar tomar alguma decisão baseada apenas nos “achismos”.

O que se aprende em um curso para gestante online?

Em curso deste tipo você verá assuntos das áreas da gestação, parto e pós-parto. Na parte da gestação é falado sobre a nutrição do bebê através da alimentação da gestante, das 3 fases da gravidez e ainda diversas aulas específicas que vão te preparar para enfrentar os momentos do parto.

Na segunda parte, que compreende o momento do parto, você aprende como são as fases do parto, e como é o trabalho de parto que antecede o parto em si. Você verá também como é a fisiologia do parto, ou seja, como o seu corpo reage no momento do “expulsar” o bebê.

A última parte é o pós-parto, ou ainda puerpério. Nesta etapa você verá assuntos relacionados à cuidados com você e também com o bebê. São eles o corpo e a sexualidade neste período, a amamentação, o sono do bebê e os primeiros cuidados.

A importância de estar preparada

Estar preparada para uma situação inédita em sua vida é sinônimo de manter o controle das suas emoções. Sabemos que a saúde emocional é de suma importância para a realização de todas as atividades diárias que desenvolvemos. E se não estamos bem, emocionalmente podemos enfrentar algo que certamente não foi planejado, como uma depressão pós-parto ou até mesmo uma amamentação má sucedida, por exemplo!

Tenho certeza que este artigo foi de grande esclarecimento para você, que está grávida ou pensando em engravidar! É sempre bom planejar um filho não é mesmo? Então por que também não planejar a forma com que será recebido? Se gostou deste post, conte-nos através dos comentários.

Hellen Xavier Manso é mãe do Estêvão de 5 anos, esposa, arquiteta e autora do blog Integralmente, mãe. Neste espaço ela compartilhou seus conhecimentos a importância de um bom preparo para a chegada do bebê através de um curso para gestante.

Comentários
Compartilhe:
error