O que observar para escolher cursos de pães de fermentação natural?

Com o crescimento da tendência da fermentação natural, muito mais pessoas procuram por curso de panificação online para aprender essa técnica e aplicar em sua casa ou na sua padaria. Realmente, saber todos os fundamentos da fermentação natural representa uma vantagem porque muitos clientes têm preferência por ela.

Os pães que crescem por meio da ação de micro-organismos (em vez de fermento químico) oferecem menos índice glicêmico, sendo aliados à saúde. Além disso, eles são super gostosos e é bastante interessante acompanhar o processo de fermentação natural (que é chamada também é fermentação lenta).

Antes de começar um curso de panificação online com o intuito de aprender sobre fermentação natural, é necessário avaliar algumas das suas características. 

Bagagem do professor

Em todos os cursos, a experiência do instrutor é indispensável, inclusive no curso de panificação online. A pessoa que se interessa em aprender sobre fermentação natural precisa pesquisar a bagagem desse professor, ou seja, quanto de experiência ele tem. 

Na teoria, qualquer um poderia ensinar como se faz um fermento natural e um pão com essa técnica. Contudo, somente os professores que têm boa bagagem conseguem ensinar certas técnicas e truques que são essenciais para que a fermentação dê certo. Sendo assim, é preciso apostar em cursos de panificação online cujo professor já tenha bastante conhecimento na fermentação natural e seja respeitado em seu meio. 

Curso presencial é importante?

O curso presencial não é a única forma de se aprender a fermentação natural, apesar de uma parcela das pessoas acreditar nisso. É perfeitamente possível dominar a técnica com curso de panificação online, desde que as videoaulas sejam de qualidade e o professor tenha bastante conhecimento. 

A parte presencial é substituída pela tentativa e erro: quem está assistindo ao curso de panificação online tem sempre de tentar fazer a receita. Caso ela não fique tão boa na primeira vez, deve-se fazê-la novamente. 

Na realidade, muitas das pessoas que acham que só aprendem por curso presencial acreditam nisso porque não treinam as técnicas. Assistindo às aulas virtuais de fermentação natural e tentando constantemente, é certo que as técnicas e receitas serão dominadas. 

Padeiro profissional

Para que o professor do curso de panificação online tenha bastante bagagem e ministre um curso de qualidade, é muito importante que ele seja um padeiro profissional. Dessa forma, ele terá todo o conhecimento sobre os fornos mais usados nas panificadoras e as suas características, além de entender mais sobre os ingredientes, medidas, etc.

Deve-se ressaltar que a gama de conhecimentos que um padeiro profissional possui é sempre muito grande. Além de saber como fazer os pães, ele sabe como acelerar a sua preparação, como “salvar” a massa caso ocorra algum erro nas medidas, como deixá-la mais fofa, como usar a fermentação natural e muito mais. 

Como a bagagem significa a experiência, é indicado que se faça o curso de panificação online apenas com padeiros profissionais, lembrando de pesquisar sobre a reputação desse padeiro e do curso.

Comentários
Compartilhe:
error