CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UM PROCEDIMENTO DE REMOÇÃO DE TATUAGEM SEGURO

As tatuagens estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade. O número de adeptos tem crescido de forma surpreendente e isso acontece por diversos fatores, como por exemplo o nível de aceitação maior da sociedade quanto as tatuagens. Uma pesquisa feita pelo site SUPER, no ano de 2013, apontou os motivos principais que levam alguém a tatuar alguma parte do corpo e dentre todos lidera o ranking tatuagens com apego mitológico. Logo em seguida tatuagens com algum objeto importante para o indivíduo e tatuagens de personagens de algum livro, filme, desenho animado etc. A pesquisa ainda aponta que grande parte dos indivíduos tatuados tem idade média de 19 a 25 anos e tem ensino médio completo ou superior cursando.

As tatuagens são um marco importante para o indivíduo e muitas vezes estão ligadas a fatores emocionais e íntimos de cada pessoa. Mas e quando a tatuagem não sai como o esperado ou não satisfaz mais o gosto de quem a possui?

Assim como o número de pessoas que fizeram ou tem interesse em tatuagens cresceu nos últimos anos, o número de pessoas que não estão mais satisfeitos com suas tatuagens subiu grandemente.

Existem hoje no mercado estético vários tipos de tratamentos voltados para remoção de tatuagens, como por exemplo o tratamento de remoção de tatuagens com uso de laser!

Remoção de Tatuagem com Laser

O tratamento de remoção de tatuagem com o uso de lasers é a forma mais segura, efetiva e rápida de remover uma tatuagem.  Esse procedimento é minimamente invasivo e sua ação na pele quebra as moléculas de pigmento as expulsando através do sistema linfático da pessoa. Para remoção total da tatuagem são feitas várias sessões (de 8 a 12 sessões), que irão depender e variar de acordo com cada paciente (em casos de tatuagens grandes, a complicação de remoção é maior e isso pode prolongar o número de sessões do tratamento).

Para remoção de tatuagens geralmente é utilizado o laser Nd Yag, pois esse laser atinge maior tipo de cores e apresenta mais segurança para o paciente, essencialmente por não causar lesões na pele.

Laser Yag

O Yag é um laser que possui um dispositivo capaz de emitir vários pulsos de energia em frequências contínuas, utilizando na sua execução a tecnologia de infravermelho. O laser Yag em toda sua composição apresenta resultados mais seguros e positivos para as peles claras ou negras, sendo acessível a uma variedade de públicos.

Além do uso deste laser para remoção de tatuagens, o laser Yag pode ser utilizado também para tratamento de varizes, micose de unha, depilação definitiva a laser, remoção de manchas, cicatrizes de acne ou linhas de expressão.

A eficiência desse laser está em sua capacidade de penetrar as camadas da pele, sendo muito eficiente para tratamentos com uma necessidade de alcance profundo dos tecidos. Além disso o laser não causa lesões externas ou internas na área de realização do procedimento e apresenta menor probabilidade de resultados adversos.

Em grande parte dos casos não é necessário que o paciente utilize nenhuma pomada ou substância anestésica, mas a dor na realização de procedimentos estéticos é algo particular de cada paciente, por isso cada caso deve ser analisado individualmente. De forma geral antes de iniciar o uso do laser, é aplicado na pele do paciente um gel frio, que promove sensação refrescante na região especifica a ser tratada. Pacientes que possuem pele com maior sensibilidade, tendem a sentir maior ardência e desconfortos após a realização das sessões de laser, mas isso pode ser controlado com alguns cuidados realizados após o uso do laser.

Se o paciente apresenta cicatrizes em recuperação, infecções, inflamações ou feridas na área de tratamento, não é recomendado a utilização deste laser. E em casos de mulheres grávidas o uso do laser Yag, pode causar complicações a mãe e ao bebê, consulte um médico para saber dos riscos.

Cuidados após o procedimento de Remoção de Tatuagem com uso de laser

Mantenha a tatuagem cicatrizada e hidratada. Para realização do procedimento a laser a pele deve estar totalmente cicatrizada, por isso é recomendado que em casos de tatuagens recentes o paciente aguarde cerca de 60 dias para realizar o procedimento, além de respeitar a pausa entre as sessões. Manter a pele hidratada antes, durante e depois do procedimento é primordial para evitar o envelhecimento e danificação dos tecidos. O mercado estético disponibiliza diversos cremes hidratantes e pomadas específicas para peles com tatuagem, escolha a que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

– Evite Exposição Solar.  A exposição solar pode causar queimaduras e manchas na área tratada, isso porque o laser deixa a pele mais sensível, diminuindo sua capacidade de proteção aos raios solares.

– Utilize Protetor Solar. É essencial que o indivíduo utilize protetor solar na área onde o tratamento está sendo feito. Prefira ainda protetores solares com maior fator de proteção, pois eles irão garantir a saúde e qualidade da sua pele.

Utilize pomadas Cicatrizantes. Após cada sessão do procedimento recomenda-se que o paciente faça uso de pomadas com ação cicatrizantes, isso porque essas pomadas agilizam ação de recuperação das células, deixando-a mais bem preparada para a próxima sessão. O uso de gelo no local do procedimento também é recomendado, pois o gelo alivia a sensação de ardência provocada pela ação do laser na pele.

Utilize Sabonetes Neutros. A limpeza da região tratada é essencial para garantia de resultados positivos e para evitar futuras complicações. No caso da pele, após o uso de laser para remoção de tatuagem, o nível de sensibilidade fica maior. Por isso é necessário que a limpeza desta região seja feita no mínimo duas vezes ao dia com a utilização de sabonetes neutros. Utilizar outros tipos de sabonetes que não contenham a composição dos sabonetes neutros, pode causar irritação e pode aumentar a agressão a pele.

– Não manipule a pele descamada.  A pele deve se recuperar sozinha, ou seja, manipular ou arrancar a descamação da pele, pode resultar em cicatrizes e lesões, além de bolhas na área afetada. Também não se deve esfregar tecidos como toalhas e roupas, na pele em recuperação.

Consulte um médico responsável, siga todas as orientações e dicas e alcance resultados surpreendentes .

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Comentários
Compartilhe:
error