Mudar de casa ou apartamento gera sempre uma expectativa e mesmo com a empolgação de um novo lar, a preocupação e preguiça sempre acabam surgindo. Isso porque, além de precisar empacotar todos os pertences, o medo de danificar algum objeto é grande e saber como embalar é fundamental para evitar esse tipo de problema. Esse sentimento é muito comum, mas com as dicas de hoje, organização e planejamento, você e seus móveis sairão ilesos, rs.
Planejamento
Antes de começar as dicas principais é imprescindível realizar um planejamento da mudança, considerando todo o processo que ela envolve. Sendo assim, comece com um cronograma para cada etapa, ou seja, em quantos dias você irá empacotar suas coisas, quando será feita a mudança, como ela será feita, etc. A partir disso, você já consegue organizar o seu dia de forma muito mais fácil, separando as horas necessárias para cada uma das tarefas.
O ideal, caso precise, é contratar uma empresa de móveis séria e responsável, avisando com antecedência a data da mudança para evitar confusões ou atrasos desnecessários. Além disso, compre todos os itens necessários, como caixas de papelão de tamanhos variados, filme stretch, canetão, fita adesiva, etc. Assim, você não precisa ir atrás na última hora e correr o risco de ficar sem algum material, visto que são essenciais para empacotar, fechar, proteger e identificar seus pertences.
Desmonte os móveis
A primeira dica é realizar a desmontagem dos móveis em vez de querer transportá-los montados. Isso porque, com a movimentação do caminhão eles podem ficar bambos e danificar alguma parte. Sendo assim, não queira economizar tempo, pois o prejuízo pode ser muito maior. Quando desmontar, embale as peças separadamente para evitar arranhões ou até mesmo alguma lasca. O filme stretch é uma ótima opção, visto que protege o móvel e evita que ele se movimente durante o transporte. Além disso, guarde os parafusos e peças menores e identifique-os para que não perca ou se confunda na hora de realizar a montagem.
Limpeza
Antes de realizar a embalagem dos móveis faça uma limpeza com um pano úmido e um seco, afinal deixá-los limpos para a nova casa é uma ótima maneira de começar com o pé direito. Lembre-se de revisar o cronograma para que a limpeza não atrapalhe ou atrase a mudança.
Uma boa dica é encontrar produtos adequados para seus móveis que protejam e também para prevenir o acúmulo excessivo de pó. Isso porque, se você limpar seus móveis e não utilizar embalagens adequadas, como o filme stretch, ele pode sujar mesmo embalado, prejudicando a conservação de seus móveis durante o próprio transporte.
Proteção
Para proteger seus móveis e objetos menores, você pode aplicar uma cera específica para madeira. Isso porque, além de ser mais uma alternativa de proteção, ela ainda promove brilho e uma camada extra de cobertura, prevenindo arranhões durante o transporte e mantendo a limpeza feita anteriormente. Por mais que possa parecer desnecessário, esse pequeno cuidado extra, irá auxiliar na conservação durante o transporte, armazenamento e até mesmo no momento da montagem.
Embalagem
Além dos produtos adequados para seus móveis, a etapa da embalagem é uma das mais importantes, pois como falado, se feita da maneira errada pode quebrar vidros, lascar móveis, etc. O material mais recomendado é o filme stretch, pois ele possui alta aderência e elasticidade, grudando no móvel e protegendo-o de sujeiras, pó, variação de temperatura e contra arranhões também. Como não possui cola, ele não irá deixar qualquer resquício em móveis, espelhos e objetos, sendo uma boa opção para evitar uma nova limpeza. Outra dica é comprar fitas adesivas com a palavra “frágil” e utilizá-las em objetos que necessitem de maior cuidado e atenção.
Hora de guardar
Agora que os móveis já estão em sua nova casa não pense que o trabalho acabou e cuidados não são mais necessários. Tenha muita atenção para desempacotar os móveis e objetos menores para, assim como no transporte, evitar qualquer tipo de dano. Caso a montagem ocorra apenas alguns dias depois da mudança, mantenha os móveis embalados, para que eles continuem protegidos e não acumulem sujeiras e pó. Inclusive, se estiver perdido em como começar a organização, uma dica bacana é começar pelos cômodos que você mais utiliza e necessita, sempre um ambiente por vez. Além disso, assim como foi feito um planejamento para a mudança, criar um novo para a organização da casa também pode te ajudar.
Viu como essas dicas realmente podem facilitar sua mudança? Lembre-se sempre de fazer escolhas com antecedência, pois caso deixe para fazer de última hora é muito provável que algo de errado. Aliás, não se esqueça de comprar os materiais certos para embalar seus pertences, como caixas, filme stretch, fitas adesivas, etc. Com um bom planejamento e organização, o que poderia ser um desastre, na verdade se torna uma atividade prazerosa e muito mais simples. E agora, mãos à obra?
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.