Como voltar à rotina sem perder horas de sono graças à melatonina

Passa o final de semana, feriados e férias e, entre uma mudança e outra na rotina, o hábito de acordar tarde em dias que ainda são longos, parece que tira o sono quando se precisa. Mesmo que amanhã você tenha que acordar cedo!

Felizmente, temos uma ajuda natural que permite restaurar o sono, acordar e voltar para nossa a rotina com toda a energia, a melatonina

Melatonina: um hormônio natural

A melatonina é um hormônio que nosso corpo produz naturalmente, embora você também possa encontrar através de suplementos atualmente.

A glândula que regula o sono é a glândula pineal, localizada na base do cérebro. Ela tem tamanho e a forma de uma amêndoa, mas é aí que o hormônio melatonina é produzido.

A produção de melatonina aumenta quando o ambiente escurece e diminui quando há muita luz; desse modo segue um ciclo que coincide com o ciclo de sono e vigília. Assim, a melatonina “avisa” ao cérebro quando é hora de dormir.

Por esse motivo, quando os dias são longos e escurece a altas horas, é muito difícil adormecer: O sistema que inicia o sono é atrasado em relação ao relógio biológico.

O mesmo acontece quando abusamos da luz artificial, principalmente a luz branca e azul das telas de aparelhos eletrônicos. Já aconteceu com você, depois de trabalhar com o computador até hora avançada e depois você teve problemas para dormir? Isso ocorreu porque a luz da tela alterou sua produção de melatonina.

Benefícios da melatonina

Há anos se sabe que tomar com suplemento melatonina que ajuda as pessoas com distúrbios do sono devido ao Jet Lag. Hoje, suplemento de melatonina também está sendo usado ​​para ajudar a combater o que é conhecido como “Jet Lag social”.

Jet Lag social se refere a distúrbios do sono devido a causas sociais como uso de telas, mudança de horários, trabalhos em turnos variados, etc. Em resumo, o suplemento de melatonina é recomendado para pessoas com ciclo de sono e vigília prejudicada, ajudando a reduzir o tempo necessário para adormecer e ter um sono de qualidade.

No entanto, muitas outras funções também são atribuídas à melatonina dentro das células que ainda estão em estudo. Uma das mais interessantes é a capacidade de atua como poderoso antioxidante, pois aparentemente protege as células dos danos causados ​​por agressões externas e pode estar relacionadas a tratamentos de doenças degenerativas ou câncer.

A melatonina tem alguma contraindicação?

Na Brasil, a melatonina pode ser comprada como um complemento alimentar que não requer receita médica e é vendida em farmácias de venda livre.

Vários estudos mostraram que o uso é seguro, mas se você tiver problemas para adormecer, é sempre melhor consultar um médico para que ele possa dizer qual é a melhor opção. 

Como usar a melatonina

Se você deseja se beneficiar dos efeitos mencionados acima da melatonina, pode usar um suplemento como o Melatonina 3 mg. Basta você tomar meia hora antes do horário apropriado para dormir.

Às vezes, parece que nosso corpo reluta para voltar à rotina graças a noites mal dormidas, mas consumir melatonina 3 mg faz o sono regular e você volta 100% para sua vida

Comentários
Compartilhe:
error