Como se proteger do corona vírus? Saiba tudo aqui!

Aprenda como se proteger desse vírus e ficar em paz e com saúde. Saiba tudo sobre ele: sintomas, como age e mais.

Nos últimos dias as notícias sobre o corona virus explodiram nos noticiários. Infelizmente, ele chegou ao brasil com vários casos confirmados e deixou a todos assustados e preocupados. É preciso se proteger, mas sem deixar a histeria nos dominar. E que forma melhor de fazer isso do que informação para nos deixar por dentro de tudo não é mesmo? É preciso filtrar as informações recebidas. Muita gente indica o uso de álcool em gel e até o uso de mascarás como o oxybreath pro, mas é preciso calma. Primeiro vamos entender o que ele é e depois como podemos nos proteger.

O que é o Coronavírus?

O COVID-19 é um vírus que compromete o trato respiratório, apresentando sintomas de um resfriado comum. O novo coronavírus apresenta um grande potencial de transmissão, mas parece ser menos letal do que aqueles por trás de outras duas epidemias nas últimas duas décadas.Os principais sinais do Corona Vírus são coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre. Muitas vezes eles desaparecem naturalmente, porém, para quem possui o sistema imunológico enfraquecido, a doença pode desencadear uma pneumonia ou bronquite.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.

Como ele é transmitido?

os meios de transmissão mais comuns são:

  • Gotículas de saliva.
  • Espirro e tosse.
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão de pessoas infectadas. 
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Quais os sintomas da doença?

Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.O único meio de saber se é coronavírus, é através do teste molecular feito com a secreção do nariz e da garganta da pessoa

Como se proteger?

Existem várias medidas básicas que podemos tomar, como por exemplo:

  • -higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
  • -evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos; evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • -cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
  • -ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
  • -limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • -não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas);
  • -manter os ambientes bem ventilados.

Qual o tratamento?

Ainda não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano A maioria das pessoas se recuperam sozinhas após alguns dias, com repouso e consumo de bastante água. Porém, algumas medidas podem ser adotadas para aliviar os sintomas, como:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
  • Uso de humidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
  • Ingestão de líquidos.
  • Repouso.

Importante

Em caso de sintomas, não vá direto ao médico, ligue antes para o serviço de saúde da sua cidade para saber como estão procedendo e se seus sintomas realmente são os do vírus.É importante não sobrecarregar os sistemas de saúde nesse período.

Conclusão

Bom, acreditamos que essas dicas tenham sido úteis e que consigam se proteger com sucesso do corona virus. Maiores informações sobre o vírus e sobre os cuidados que o ministério da saúde está adotando, visitando em sites oficiais como o https://saude.gov.br

Se houverem sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Comentários
Compartilhe:
error