Como Potencializar Sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é a capacidade de um individuo gerenciar suas emoções de modo a identificar e resolver conflitos de maneira eficaz. A Inteligência Emocional faz com que sejamos capazes de compreender nossas próprias emoções e também a de outras pessoas, nos tornando mais empáticos e sensíveis, porém sem exageros.

Atualmente, tem se falado muito em Inteligência Emocional, pois quando sabemos dominar nossas emoções, conseguimos ter mais realização em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Mas nem todas as pessoas possuem esse domínio sobre as próprias emoções, por isso este artigo é essencial para ajudar a potencializar sua inteligência emocional e ser uma pessoa mais feliz em todos os aspectos de sua vida.

Reduza O Estresse Momentâneo

Todos os dias somos expostos a situações de estresse, que podem sobrecarregar a nossa mente de tal forma, que logo nosso corpo também será prejudicado. Uma das formas de exercitar a inteligência emocional e potencializá-la é reduzindo o estresse momentâneo, aquele que acontecem de forma temporária, mas que podem acabar com nosso dia e até semana.

Esse estresse tende a desencadear muitas emoções negativas de uma só vez, por isso a melhor forma é buscar válvulas de escape para relaxar e fugir dessas sensações ruins. Ainda que não seja possível fugir do momento estressante em si, o importante é não deixá-lo “azedando” em nosso íntimo, mantendo esse estresse aflorado e pior, absorvendo mais estresse.

Se Conecte As Suas Emoções

O que você está sentindo agora? É importante se conectar com suas emoções, reconhecê-las e senti-las. Se está com vontade de chorar, deixe as lágrimas rolarem, não guarde sentimentos por causa de pessoas ou situações.

Mas é importante, ao se conectar com suas emoções, saber como lidar e responder a elas, principalmente quando falamos de emoções negativas. Se é raiva que está sentindo, identifique o motivo, entenda como seu corpo e mente reagem a isso e busque formas de fugir dessa emoção que não pode oferecer nada benéfico para você.

Se Frustre, Mas Sem Reclamações

É comum que nós, ao estarmos diante de frustrações e decepções, reclamemos de tudo. As pessoas com potencial em sua Inteligência Emocional, quando diante de frustrações vivem um momento de desânimo, tristeza e permitem sentir aquela emoção ruim, porém elas logo encontram forças para se recuperar e começar tudo de novo se for necessário.

Elas evitam reclamar, sabem que a vida é feita de altos e baixos e que nos momentos mais ruins, tem algo aprender para lidar de forma mais amadurecida no futuro. Se quiser ter mais inteligência emocional, deve reclamar o menos possível.  

Observe As Boas Emoções E As Siga

inteligencia-emocional

Quando sentir algo bom ou observá-las em outras pessoas, trate de seguir essas boas emoções. Exercite sua sensibilidade em relação as emoções alheias, praticando a empatia por exemplo.

Observe as relações de amor, de amizade, as emoções como o riso fácil e a paz e procure viver isso em si. Dessa forma você estará trabalhando suas emoções em si mesmo e se tornando um ser humano melhor.

Defina Suas Emoções Com Palavras

“Estou sentindo uma angústia…não sei dizer de que”. Aprenda a definir essas emoções conflitantes. Se é uma angústia, que tipo é, o que motivou ou como começou isso. A partir dessas questões será mais fácil discernir qual a emoção real que está tendo e dessa forma, será mais fácil reconhecer e definir suas emoções de forma verbalizada.

Inteligência Emocional Pode Ser Adquirida. Aprenda Já!

A Inteligência Emocional nos dá autoconhecimento, consciência do mundo ao nosso redor, estabelece nosso autocontrole e nos ensina a gerenciar nossas emoções, sentimentos e como nos relacionamos com as outras pessoas.  Apesar de ser uma virtude natural de muitas pessoas, a Inteligência Emocional pode ser adquirida seguindo técnicas, regras e práticas. Aprenda com o cursos gratuitos  de Inteligência Emocional a potencializar a sua também.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.