Como cultivar plantas medicinais em casa

Você adoraria poder cultivar plantas medicinais, mas não sabe por onde começar? Você mora em apartamento e isso impede ter sua própria horta? Então, esse artigo é para você.

Confira como começar do zero e como aproveitar o espaço que você tem para cultivar plantas medicinais em casa!

Quem não sonha ter um bom espaço em casa, e poder plantar o que quiser? Já pensou querer fazer um chá e bastar esticar a mão? Pois é, ter uma horta medicinal em casa é um dos desejos mais comuns, e o que muita gente não sabe, no entanto, é que qualquer um pode cultivar plantas em casa, até mesmo em apartamento.

O que são plantas medicinais

Ricas em princípios ativos, as plantas medicinais ajudam a tratar determinados problemas de saúde.

Vale saber que, no início do século 21, mais de 10% dos 252 medicamentos considerados básicos e essenciais pela Organização Mundial da Saúde eram, exclusivamente, de origem vegetal.

No entanto, para que uma planta medicinal seja eficaz, é preciso ingerir uma grande quantidade, o que nem sempre é possível, por isso, se usa alguns medicamentos, em alta concentração, para substituir as plantas.

Tradicionais no mundo inteiro, as hortas medicinais nada mais são que um conjunto de plantas e ervas com benefícios à saúde.

Por isso, o indicado é que cada pessoa monte sua horta de acordo com suas necessidades, fazendo dela uma ótima ferramenta para uma vida mais saudável e, embora não substitua tratamentos convencionais, vai diminuir a necessidade de apelar para remédios controlados.

Algumas plantas medicinais e seus benefícios

Sabe o que é mais legal? É poder cultivar algumas ervas que tanto podem ser usadas na culinária como para tratar diversos problemas de saúde. Confira algumas delas.

Alecrim

Rica em óleos essenciais, como cânfora e limoneno, o alecrim é muito utilizado na culinária, em chás e compressas, aliviando dores provenientes das doenças reumáticas e articulares, hematomas e contusões,  enxaquecas, lapsos de memória e até baixa imunidade.

Agrião

O agrião é bastante indicado para o tratamento de bronquites crônicas, tosse, sendo considerado um anti-inflamatório natural das vias respiratórias, também pode ajudar a tratar gengivites, aftas, eczemas e acne, além de ser um poderoso diurético.

Camomila

Ajuda a diminuir cólicas, agindo ainda como um anti-inflamatório natural. Suas flores também garantem substâncias emolientes, que ajudam a hidratar a pele. A camomila também é utilizada como tônico digestivo, estimulando o apetite e facilitando a eliminação de gases.

Canela

Ajuda a tratar problemas gastrointestinais, e seu óleo essencial por ser rico em cinamaldeído, pode ajudar a combater diversos fungos e microrganismos. Também é muito indicada para tratar problemas de gases e má digestão, ajudando a inibir moléculas envolvidas no processo inflamatório.

Capim-limão

Tido como um poderoso analgésico e um anti-reumático natural, é muito usado para tratar problemas gastrointestinais, podendo ser ingerido como sedativo leve. O capim-limão é indicado para ajudar no trabalho estomacal e para expulsar gases presos.

Coentro

Além de ajudar a controlar ansiedade, o coentro pode ajudar na digestão e alívio de cólicas estomacais, e isso por ser fonte de mucilagens, substâncias que ajudam a mucosa do intestino e do estômago a ficar protegida.

Cravo-da-Índia

Seu óleo é utilizado como analgésico na odontologia e também como antisséptico, sem falar que seu óleo é fonte de eugenol, que ajuda a combater inchaços e a inflamação das mucosas. Estudos recentes revelaram que o cravo-da-índia também possui ação anticoagulante, impedindo que as plaquetas se agreguem.

Erva-cidreira

Graças aos seus óleos essenciais, possui efeito calmante, ajudando a combater gases e cólicas, além de ser um relaxante natural, ter poder analgésico e antiespasmódico, e também ajudar a combater herpes labial.

Erva-doce

Já utilizada pelos antigos egípcios, é rica em óleos essenciais que agem na musculatura abdominal, sendo um ótimo remédio contra gases, cólicas, gastrite nervosa e enxaquecas, principalmente as causadas por problemas digestivos. Sem falar de seu efeito como purificador do hálito.

Esses são só alguns exemplos de plantas medicinais, existe uma infinidade de opções que nem caberia em um só artigo.

Como montar sua horta medicinal

Ao contrário do que muita gente pensa, qualquer pessoa pode ter uma horta medicinal em casa, independentemente do lugar, existindo inclusive, hortas medicinais em apartamentos.

Não é necessário muito para cultivar as próprias ervas, até em pequenos vasinhos, que podem ficar numa prateleira , ou mesmo, na janela da cozinha, o resultado é lindo e útil.

E como muitas ervas medicinais são bastante versáteis, é possível utilizá-las também para fins culinários.

Como foi dito, as plantas medicinais podem ser organizadas em vasos, jardineiras, até verticais (muito usadas em apartamentos) ou em pequenos canteiros, de acordo com a quantidade de ervas medicinais desejadas e do espaço disponível em sua casa ou apartamento.

A dica para quem não tem muito espaço procurar plantar espécies que podem ser aproveitadas na culinária também, como as mostradas acima, e todas essas plantas são facilmente plantadas por meio de sementes ou mudas.

Aprender a plantar

A paixão por plantas é tão interessante que quando alguém começa a plantar… dificilmente consegue parar.

A dica, no entanto, para que sua planta dure e você consiga tirar o melhor proveito possível, é procurar ler ao máximo sobre o assunto, ou mesmo, e melhor ainda, investir em cursos online, onde poderá aprender mais sobre cada planta, suas utilidades, enfim, e hoje existem muitas opções de cursos online gratuitos na internet. Um deles é o Curso de noções básicas do cultivo e uso de plantas medicinais. E o que é melhor, ele é gratuito.

E é isso, agora é arregaçar as mangas e começar a plantar!

Comentários
Compartilhe: