Chás para emagrecer: Chá Preto

Os chás são uma opção ideal para quem deseja emagrecer de forma saudável. Muitas vezes, é difícil manter uma rotina regrada de exercícios, muito por conta do trabalho e da rotina atarefada. Por conta disso, os chás para emagrecer, que são soluções caseiras e baratas, podem ajudar e muito.

Uma opção das mais benéficas é o chá preto, uma bebida originária da planta Camellia sinesis. O chá verde também é colhido da mesma planta, no entanto, elas se diferem pela forma com que são colhidas e preparadas. Isso resulta em chás com mais nutrientes e altamente benéficos à saúde.

Chá preto para emagrecer

O chá preto auxilia na perda de peso, pois conta com boas quantidades de cafeína e polifenóis. A cafeína acelera o metabolismo, o que ajuda na queima de gordura. Além disso, ela promove mais energia para a prática de atividades físicas, melhorando consideravelmente o resultado dos treinos.  Os polifenóis, por sua vez, reduzem o apetite e também diminuem gorduras localizadas.

Outro fator positivo para a perda de peso aliada ao chá preto é que ele inibe as enzimas que atrapalham a termogênese.

Propriedades do chá preto

O chá preto é rico em flavonóides, que é um composto por propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças do coração, já que diminuem a oxidação do LDL, o chamado colesterol ruim do organismo, além de contar com ação anti-inflamatória.

Ele também possui boas quantidades de L-teanina, um aminoácido que trabalho no cérebro aumentando os níveis de ácido gamaaminobutírico e outros elementos que estão ligados com a sensação de bem-estar e relaxamento.

Outras substâncias presentes no chá preto são os polifenóis e os taninos, que trabalham no organismo através de ação antioxidante mais leve. Por sua vez, os taninos também são benéficos, mas não devem ser ingeridos em grandes quantidades, justamente por inibir os efeitos de outros nutrientes.

Outros benefícios do chá preto

Além de auxiliar na perda de peso, o chá preto ainda é bastante eficaz ao agir em outras funções do organismo. Confira:

Protege a memória

Doenças neurodegenerativas ocorrem por danos oxidativos e desregulação da homeostase dos metais. Os polifenóis do chá preto são capazes de neutralizar o stress causado pelos radicais livres, protegendo o cérebro e as funções ligadas a ele de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Previne o câncer

O acúmulo de radicais livres no organismo é o grande responsável por alterações e danos no DNA, podendo desenvolver diversos tipos de câncer. Com o poder de sua ação antioxidante, o chá verde é capaz de combater esses radicais livres, prevenindo este tipo de doença.

Diminui o stress

A L-teanina, já citada acima, age no cérebro e melhora o humor, eliminando os efeitos destrutivos do stress.

Não esqueça dos exercícios

É importante lembrar que um corpo saudável não diz respeito apenas àquilo que consumimos. Fazer uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos também é fundamental para a saúde. Por isso, procure sempre se alimentar bem e manter bons hábitos alimentares.

Gostou? Acesse outros posts do blog e saiba como manter seu corpo sempre em forma!

Artigo escrito por Saúde na Net

Comentários
Compartilhe:
error