Bruxismo tem tratamento ? Entenda os principais sintomas para corrigir o problema.

Bruxismo tem tratamento? Essa é a principal dúvida de muitas pessoas que sofrem dessa condição que pode trazer sérios prejuízos caso não seja buscado ajuda de especialistas. A resposta é sim, existe tratamento para bruxismo, mas infelizmente não existe cura. Porém diversos tratamentos fazem com que essa condição seja melhorada significativamente. Acompanhe nosso artigo e entenda os principais sintomas para corrigir esse problema.

Para podermos falar quais são os principais sintomas e conhecer um pouco do tratamento, antes precisamos entender o que é o Bruxismo.

Bruxismo, o que é?

Bruxismo é definido pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma atividade parafuncional que inclui o ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si. Essa atividade pode ser realizada durante o dia ou mais comumente durante à noite. Tem como causas principais: estresses diários, alimentação inadequada, heranças familiares e fatores psicológicos.

Como falamos acima, não existe cura, porém o tratamento, quando feito de forma correta, minimiza e muito a possibilidade de fraturas, doenças periodontais, sensibilidade dentária, mobilidade dos dentes e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Sintomas do Bruxismo

Os principais sintomas do Bruxismo são:

  • dores de cabeças frequentes e fortes,
  • como também o paciente pode apresentar alguns sintomas como: desgaste ou mobilidade nos dentes,
  • zumbido no ouvido,
  • dores e estalos ao abrir e fechar a boca,
  • dor e fadiga nos músculos da face, no pescoço e mandíbula.

Bruxismo diurno e noturno, principais diferenças

Bruxismo Diurno: Condição ligada principalmente ao psicológico, ou seja por decorrência das atividades do dia a dia, que podem causar estresse e consequentemente fazer com que o paciente desenvolva o bruxismo. Em muitos casos o paciente não percebe que está realizando-o pois é comum achar que a posição de descanso da mandíbula é um dente encostando no outro. Porém, é errado afirmar isso, pois a posição da maxilo-mandibular mais confortável é a que os dentes da parte de cima e de baixo ficam levemente separados.

Bruxismo Noturno: Já o Bruxismo noturno possui relação com a qualidade do sono. Intercorrências durante o dia podem refletir durante a noite, mais precisamente durante o sono. Por isso é importante realizar o que os especialistas chamam de “Higiene do Sono”, que são pequenas regras que o paciente deve seguir para tentar amenizar esse problema. Falaremos mais dela logo abaixo.

Tratamento

bruxismo-tratamento

O tratamento para tal condição consiste em uma série de fatores e de uma equipe composta por: Dentista, Fonoaudiólogo e Psicólogo, esse conjunto de profissionais farão o levantamento de qual grau de bruxismo que o paciente possui e assim podem determinar qual tratamento é o mais adequado, e eles podem variar de placas, toxina botulínica, remédios e até mesmo terapia para o controle do stress e da ansiedade. Sendo feito um tratamento adequado e eficaz o paciente consegue reduzir e conviver com a doença de forma que não prejudique dentes, músculos e articulações, conseguindo ter essa doença de forma imperceptível.

Segundo a Dra Thais Campreher, dentista especializada em Bruxismo em Santos, muitas condições estão sendo agravadas devido ao período pandêmico que o mundo se encontra, então é comum que questionamentos como esse, acabem surgindo, pois, essa doença pode ter relação direta com o momento atual.

Sempre houve uma parcela significativa de pessoas que apresentavam os principais sintomas de bruxismo, porém o aumento de casos devido à pandemia fez com que a curiosidade e a busca por tratamentos aumentassem.

Por isso, o indicado é procurar seu dentista quando surgirem os primeiros sintomas.  Com um tratamento no início da doença, as chances de obter maior sucesso são maiores, porém, você que sente alguns desses sintomas já ha algum tempo procure imediatamente a ajuda de um profissional.

Comentários
Compartilhe: