Quais os atrativos de se viver em Campinas?

Cidades com ares de cidade grande, mas com qualidade de vida do interior são alvo de quem busca por mais qualidade de vida e redução de custos existentes nas capitais

Ao contrário da crença popular de que morar em uma cidade grande ou capital é muito melhor, as cidades do interior movimentadas superam a vida suburbana quando se trata de bem-estar humano, pois garantem boa estrutura, socialização, alternativas de trabalho e uma vida mais feliz e saudável. Para isso, nada melhor do que viver num município de interior com traços de cidade grande!

Afinal, à medida que as cidades pequenas se tornam cada vez mais habitadas, elas se tornam mais acessíveis a um padrão de vida focado em muito mais qualidade – e envolvem menos custos do que morar numa capital, por exemplo.

Qualidade de vida em Campinas

Por possuírem áreas suburbanas com menos arranha-céus e mais casas – privilegiadas com grandes jardins e espaços abertos – as cidades do interior proporcionam uma vida muito mais saudável e menos agitada. Este é o caso da cidade de Campinas, que reúne diversos atrativos para quem deseja morar em um de seus bairros.

Além do mais, Campinas é uma cidade que deve estar no topo da sua lista se você estiver procurando um lugar para criar seus filhos. Afinal, possui moradias altamente acessíveis, uma economia local estável e escolas de primeira linha, além de um sistema sólido de assistência médica, muitos lugares para fazer compras, baixa taxa de criminalidade.

Assim sendo, confira neste post algum dos principais motivos que compõe atrativos para se morar em Campinas, especialmente se você estiver buscando por imóveis em Campinas para morar!

A desvantagem da vida em uma grande capital

Morar em uma grande área metropolitana leva muita gente a experimentar o impacto de altos custos no orçamento. Cidades do interior como Campinas também têm custos de vida, mas eles são relativamente mais baixos em comparação com os grandes centros urbanos. E, além disso, oferecem muitos benefícios de carreira, com potencial para gerar uma renda mais alta, mas esse benefício depende do seu setor.

Se você é um engenheiro de software, modelo, dançarino, jornalista ou programador, morar em uma grande cidade pode lhe dar a melhor chance de sucesso na carreira. Por outro lado, se você é um trabalhador da construção civil com uma esposa que fica em casa, uma cidade pequena pode ser apenas a estratégia de economia de que você precisa visto que, por exemplo, morar em casas em Campinas é muito menos oneroso do que na capital!  

Benefícios da vida em cidade pequena

As cidades pequenas têm muitas vantagens em oferecer, e você pode achar que são muito mais acessíveis do que uma cidade lotada. Aqui estão algumas das razões pelas quais as cidades pequenas são ótimas para se viver:

  • Ritmo mais lento: Longe da agitação de uma grande cidade, o ritmo mais lento e descontraído das pequenas cidades pode ser uma mudança bem-vinda;
  • Menos multidões: quando você sai no sábado à noite, não fica esperando na fila 45 minutos por uma mesa ou lutando para encontrar lugares em um cinema lotado;
  • Menos crimes: em uma cidade pequena, é mais seguro para as crianças brincarem do lado de fora, para os ciclistas amarrarem suas bicicletas na frente de uma cafeteria e para você deixar as janelas do carro semi-abertas quando estiver estacionado na garagem durante o verão;
  • Menor custo de vida: tudo, de casas a mantimentos, é mais barato em uma cidade pequena. Você pode obter uma casa inteira pelo preço de um estúdio em uma cidade grande e o preço de bens de consumo também costuma ser mais baixo. Sem mencionar as cidades pequenas tendem a ter baixos impostos sobre uma propriedade;
  • Valor imobiliário mais acessível: apartamentos à venda em Campinas são muito mais em conta do que em cidades maiores, por exemplo;
  • Menos tráfego e poluição: com menos moradores – e cidades que você pode atravessar de ponta a ponta em 10 minutos – o deslocamento é uma coisa fácil. Você economizará tempo e dinheiro e, se for um corredor ou ciclista, gostará de não ter que disputar espaço entre o tráfego pesado.
  • Ar mais limpo: Outro efeito colateral de menos carros na estrada é o ar mais limpo, o que é ótimo porque as pessoas nas cidades pequenas adoram aproveitar o ar livre – faz parte desse ritmo mais lento de vida;
  • Comunidade unida: também é uma grande chance de se tornar um “peixe grande em um pequeno lago”, com menos concorrência por empregos e mais oportunidade de ganhar uma reputação bem conhecida, você pode se destacar no campo escolhido de uma maneira que nunca poderia em uma cidade enorme.

Você também pode descobrir que, além desses benefícios, a vida em cidade pequena reduz a quantidade de estresse em sua vida. Cidades menores têm menos barulho e negócios, e você provavelmente terá um trajeto muito curto para trabalhar. Outros benefícios, como maior segurança no emprego, podem existir apenas para pessoas em certos campos, mas as empresas de cidades pequenas costumam ter laços mais fortes com seus funcionários e a rotatividade é menor do que na “cidade grande”.

Cidades menores são ideais para educar um filho

Boas escolas, bairros seguros e um custo de vida razoável podem ser fatores decisivos para a sua decisão sobre onde morar. Se você está se perguntando quais os lugares mais adequados para crianças, qualidade de vida deve ser um critério! Existem vários fatores que determinam o que torna uma cidade melhor que outra quando você tem uma família. No caso de Campinas, ela oferece:

  • Qualidade e disponibilidade de escolas ou centros infantis;
  • Boa estrutura em educação, segurança e saúde;
  • Acessibilidade;
  • Fatores socioeconômicos, como taxas de analfabetismo e níveis de pobreza abaixo das grandes capitais.

Portanto, quando o conduzir sua pesquisa para onde gostaria de morar, lembre-se de observar itens como preços de residências, oportunidades de emprego, custos de realocação, escolas locais, assistência médica, assistência infantil, taxas de criminalidade e recreação para a sua família.

Esperamos que tenha gostado deste post e que possa, em breve, encontrar a cidade que oferece tudo o que você e sua família precisam! Aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Comentários
Compartilhe:
error