Veja mais sobre o arduino uno nesse post e onde usá-lo!

O arduino uno é um dos microcontroladores mais utilizados no mercado. Não é por acaso a preferência por esse modelo, ele oferece as melhores capacidades de instalação de shields, e outras vantagens para projetos de robótica. 

Esses e outros benefícios são o que fazem esse modelo de arduino ser um dos queridinhos dos programadores. Ficou curioso? Venha conhecer tudo sobre o modelo e placas arduino em nosso artigo.

Arduino uno: o que é?

O arduino uno é um dos componentes eletrônicos mais utilizados no mercado. A peça tem tantas vantagens que a faz um diferencial entre as já especiais placas arduino. 

Em essência, o arduino uno funciona como a maioria dos microcontroladores. Serve para criar projetos de robótica e protótipos funcionais. A grande diferença é que este modelo suporta novas instalações de shields e de outras ferramentas que interagem com o projeto, fazendo dele mais aproveitável para protótipos mais dinâmicos.

Microcontrolador usado na placa Uno

O microcontrolador uno não é muito diferente de boa parte do mercado. O que o difere de outros microcontroladores é sua capacidade de adaptação e de compatibilidade com novas funções.

Com ele você pode adaptar novos shields, os quais são placas de funcionamento além do que o microcontrolador consegue realizar. Assim seu projeto pode ter funções mais interessantes e diferentes.

Qual arduino utilizar no projeto?

Existem tantas variedades de arduino no mercado que muitas vezes é difícil escolher o ideal para seu projeto. Identifique quais os critérios para escolher o arduino ideal: 

  •     Compatibilidade com Shields: como comentamos, shields são placas que trazem uma funcionalidade a mais para seu projeto. Portanto, quanto mais shields disponíveis para um arduino, mais útil e diversificado ele pode ser para seu protótipo. Claro, caso seu projeto não necessite de muitos shields, um arduino diversificado pode ser irrelevante; 
  •     Espaço de memória: a depender do projeto que você queira desenvolver, o arduino terá que ter uma capacidade muito maior. Então verifique a necessidade de memória para seu microcontrolador antes de escolher o que irá utilizar em seu projeto; 
  •     Dimensões: há projetos pequenos e grandes, e também há arduino menores que podem ser instalados em equipamentos de dimensões reduzidas. Verifique o tamanho do equipamento antes de escolher o arduino ideal; 
  •     Tensão de operação: a tensão suportada por arduinos também são diferentes. Verifique a tensão que seu protótipo irá utilizar e opte por um arduino de acordo. 

Viu quantos fatores que podem diferenciar os arduinos do seu projeto? Faça uma escolha sábia e opte pelos arduinos mais compatíveis com seu protótipo.

Arduino uno: quando é recomendado?

A principal vantagem do arduino uno é sua compatibilidade com shields. Logo, ele é recomendado quanto ao número de componentes eletrônicos que você busca utilizar no seu projeto. 

Nesse caso sempre opte por esse modelo de arduino, e não tenha dor de cabeça na hora de instalar uma placa nova em seu microcontrolador.

Usando o sensor de presença com arduino

Entre os projetos de robótica mais interessantes com arduino estão aqueles que utilizam sensores de presença. Os sensores de presença com arduino podem criar sistemas de alarmes inteligentes, detectores e até mesmo pequenos sinaleiros para lojas! 

São fáceis de instalar, configurar e programar. Esse é um bom começo para um futuro protótipo em que você pode utilizar o microcontrolador uno para ter um dispositivo completo.

Não deixe de usar sua imaginação em seus futuros projetos de robótica. Aproveite nossas dicas!

Comentários
Compartilhe: