Como controlar a ansiedade da criança antes da festa de aniversário

Planejar a festa de aniversário das crianças é sempre uma delícia, um momento especial tanto para os pais, como também para os pequenos. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a festa seja realmente um sucesso e ainda, evitar que a família fique ansiosa demais, especialmente as crianças.

Não tem como negar que os pais também ficam ansiosos para a chegada desse momento tão especial, afinal muitas crianças ficam aguardando cheios de alegria e diversão a chegada do seu aniversário e assim, poder celebrar essa data com os amigos e familiares.

Hoje vamos falar sobre como é possível controlar a ansiedade infantil, especialmente nesses momentos de alegria para que a criança não perca a oportunidade de se divertir e pelo contrário, acabe passando mal devido à extrema excitação e ansiedade que antecedem a festa.

A ansiedade nas crianças pode causar diversos problemas de saúde e por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que seus filhos não fiquem muito ansiosos antes da festa de aniversário.

Leia esse artigo na íntegra e descubra mais sobre como controlar a ansiedade da criança antes da festa de aniversário.

Todo cuidado é pouco, saiba como controlar a ansiedade infantil

Existem algumas atitudes que os pais podem tomar e que, sem dúvida, irão ajudar as crianças a não ficarem ansiosas com a chegada da festa de aniversário.

Geralmente esses momentos de celebração são muito esperados pelos pequenos e claro, os pais também se animam diante dessa ansiedade e felicidade em comemorar mais um ano de vida.

Uma das melhores formas de controlar e até mesmo diminuir a ansiedade, é procurar não falar muito sobre o assunto, principalmente se a criança estiver por perto.

Se você ainda está pensando se irá fazer uma festa ou não, procure não falar a todo momento sobre o planejamento e quais são as suas ideias.

Isso ajuda a preservar a criança e assim, as expectativas não serão tão grandes para esse momento e ela pode aproveitar melhor as surpresas que estão para chegar.

A criança pode participar de uma atividade ou outra durante o planejamento, para envolver os pequenos nos preparativos até mesmo, para entender o que está por vir, mas quando possível procure sempre preservar o seu filho.

O ideal é organizar a festa com antecedência e assim, poder ter o controle e planejamento completo do evento.

Faça uma reunião para elaborar o cardápio e uma sugestão é contratar um buffet de crepes a domicílio para garantir a alegria das crianças. A empresa Buffet Dut Sabore tem um cardápio muito bom de crepes em São Paulo.

É importante não falar a todo tempo sobre o assunto, até mesmo para a criança não criar uma expectativa que não será condizente com a realidade que ela irá encontrar.

O ideal mesmo é buscar na semana do aniversário, envolver aos poucos a criança e explicar sobre a data os dias que precisa esperar, até que chegue a festa de aniversário e assim, possa aproveitar ao máximo esse dia com os seus amigos e pessoas queridas.

Veja alguns sinais de ansiedade na infância e como combater

Com as crianças, todo cuidado é pouco para garantir o bem-estar dos pequenos.

Separamos aqui alguns cuidados e situações em que os pais precisam estar atentos, para identificar algum sintoma de ansiedade que a criança possa apresentar.

Pode ser apenas nessa fase que está próxima do aniversário, mas é sempre importante dedicar grande atenção aos pequenos para identificar possíveis sintomas de ansiedade infantil.

Os sintomas de ansiedade nas crianças geralmente se manifestam de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos adultos. As principais manifestações podem ser:

  • Medos e fobias;
  • Dificuldade para atender as rotinas;
  • Sensibilidade a barulhos;
  • Incômodo com as costuras das roupas;
  • Não gostam de sujar as mãos;
  • Tem pequenos rituais;
  • Problemas para dormir.

Claro que alguns desses itens podem ser identificados ao longo da rotina do seu filho, mas não se preocupe, nem sempre um único item será determinante para saber se a criança tem ou não ansiedade.

O ideal é sempre procurar conversar com ela e explicar o que está acontecendo e claro, ensinar o significado das datas até que chegue o dia do seu aniversário.

Caso preciso, você pode buscar o auxílio de um especialista para conseguir entender como ajudar o seu filho a passar por essa fase.

Ainda assim, vale a pena investir um pouquinho de tempo para planejar uma linda festa de aniversário para o seu pequeno e claro, contratar o buffet de crepes a domicílio para elaborar as mais diferentes opções de crepes durante a comemoração.

Comentários
Compartilhe:
error