Alimentos ricos em carboidratos – quais evitar para emagrecer

Veja como perder peso evitando os alimentos que possuem carboidratos.

Com mais pessoas cuidando da sua saúde hoje em dia, cresceu a busca por alimentos saudáveis. No entanto alguns alimentos considerados vilões precisam de certa atenção, devido ao seu valor nutricional.

É o caso dos carboidratos, que é considerado um alimento que engorda. No entanto, é preciso entender melhor os tipos de carboidrato e qual deles engorda.

Se você tem alguma dúvida sobre esse nutriente, se ele engorda e quais evitar, continue lendo este artigo sobre alimentos ricos em carboidratos.

O que é carboidrato?

Os carboidratos são nutrientes essenciais para o nosso corpo. Esse nutriente deve estar em uma boa parte das nossas refeições diárias e tem como principal função, dar energia para que o corpo realize suas funções corretamente e por meio disso, nos ajudar a fazer as nossas atividades diárias.

 Os carboidratos também são fundamentais para o desenvolvimento do corpo. Essa fonte de energia é de fácil absorção e por isso, mesmo aquelas pessoas que estão de dieta precisam consumir carboidratos. Caso contrário, a pessoa não vai ter força suficiente para praticar uma atividade física ou fazer seus treinos.

Tipos de carboidratos

Os carboidratos são divididos em dois tipos, os complexos e o simples. O carboidrato complexo é um alimento com baixo índice glicêmico, por causa da grande quantidade de fibra encontrada em determinados alimentos. Esses carboidratos são absorvidos de modo lento pelo organismo, impedindo o aumento da glicose no sangue.

O carboidrato simples é diferente do carboidrato complexo por que tem um alto índice glicêmico e devido a isso, é absorvido de modo muito rápido pelo intestino, elevando rapidamente o índice de glicose no sangue.

Por isso, algumas pessoas evitam comer alimentos ricos em carboidratos, uma vez que o tipo ‘simples’ é prejudicial a saúde e favorece ao ganho de peso. Mas é muito importante saber fazer a distinção de cada carboidrato, para que o seu organismo não fique com carência desse nutriente tão importante.

Dessa forma, invista em carboidratos complexos que podem ser encontrados em todos os alimentos integrais como pão, arroz, farinha, farelo, cereais, leguminosas, oleaginosas, verduras, legumes e semente. Mas não se esqueça, todos esses precisam ser integrais.  

Quais evitar para emagrecer?

alimentos-ricos-carboidratos

Para não ganhar peso, você precisa fazer uma dieta sem carboidrato e evitar os carboidratos simples. A lista de alimentos que possuem carboidratos simples é bem extensa. Mas vamos citar algumas agora:

Arroz branco

O arroz branco é um grande vilão na dieta de quem deseja emagrecer. Esse alimente possui grande teor de amido, que quando ingerido o organismo transforma em açúcar e a partir daí, a pessoa começa a ter acúmulo de gordura na região da barriga.

Pão

O pão também é outro vilão. Por ser produzido com farinha branca, esse alimento também favorece o acúmulo de gordura, uma vez que o organismo também se encarrega de transformar essa farinha em açúcar. Além disso, ele possui outros fatores que contribuem para o ganho de peso.

Doces em geral

Todo alimento que seja doce, que leve açúcar é um tipo de carboidrato que precisa ser evitado por aqueles que querem perder peso.

Refrigerantes e sucos

Os refrigerantes são ricos em açucares e o suco industrializado também. No caso do suco natural, é preciso evitá-lo por que suas fibras foram excluídas no processo de trituração e assim favorecem ao ganho de peso.   

Importante

Sempre procure seu nutricionista para que ele consiga avaliar seu caso através de exames e possa lhe indicar as melhores dietas. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Conheça também a Dieta Cetogênica

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

Comentários
Compartilhe:
error