Você que estuda em casa, tem necessidade de um espaço amplo, confortável e silencioso para estudar. Dessa forma, o ideal é aprender a montar uma sala de estudos em casa.
Se você é estudante da Estácio Graduação EAD, ou está se preparando para alguma prova importante como vestibular ou Enem, precisa ter um espaço confortável, silencioso e, por que não, a sua cara!
Como é um local que você, provavelmente, irá passar muitas horas do seu dia, pensar em conforto e decoração não é supérfluo. Afinal, seu futuro profissional também depende desse espaço!
Dessa forma, separamos 5 dicas de como montar uma sala de estudos em casa. Confira!
5 Dicas de como montar uma sala de estudos em casa
1. O local
Primeiramente, você tem que escolher o local onde vai montar sua sala de estudos em casa, e alguns pontos são importantes na hora de fazer essa escolha.
O ideal é que não seja um espaço de circulação de pessoas, como a sala de estar ou TV. Isso porque você pode ser interrompido a qualquer momento, seja por um familiar ou pela própria televisão.
O local também precisa ser arejado, sendo ideal ter pelo menos uma janela com luz natural.
Esse espaço pode ser no seu próprio quarto e, se você divide com seus irmãos, peça licença para não ser incomodado enquanto estiver estudando. Se possível, opte por um cômodo exclusivo.
Depois que escolher o local, elimine o máximo que puder de distrações. Desligue a televisão e deixe o celular no silencioso. Se a música te ajuda na concentração, utilize-a, mas sempre levando em consideração que ela serve para auxiliar e não para distrair.
2. Móveis
Escolha uma cadeira confortável e ergonomicamente correta, além de uma mesa na altura certa. Uma prateleira também pode ser útil, bem como um apoio para os pés.
No entanto, lembre que não é um local de descanso, em sim de estudo. Dessa forma é importante saber que estudar na cama ou sofá não é uma boa ideia já que pode bater aquela preguiça e tirar o foco dos estudos.
Uma escrivaninha que tenha espaço suficiente para todos seus objetos, computador, livros e canetas, pode ser um bom investimento.
3. Iluminação
O ideal é sempre ter uma iluminação natural na hora de ler ou fazer atividades. Dessa forma, posicionar sua mesa de estudos próximo à janela traz muitas vantagens.
Além disso, quando você tem visão para a janela, pode também parar em alguns momentos para apreciar a paisagem e trazer um pouco de conforto e bem-estar para a mente enquanto estuda.
Se não puder estar próximo a uma janela, o ideal é investir em um abajur ou luminária para sua mesa de estudo. Dessa maneira, você ajuda a despertar seu cérebro quando o desânimo chegar. Isso porque já foi comprovado por estudos que a iluminação influencia diretamente na concentração.
Dessa forma, evite luzes baixas ou utilizar somente a luz do computador, elas podem te deixar mais relaxado e, consequentemente, fazer você perder o foco!
4. Painéis e Decoração
Painéis podem ser muito úteis, tanto para que você possa fixar seus horários e visualizar sua rotina, quanto para colocar fotos e outros lembretes.
Recadinhos com frases motivacionais também podem ser benéficos. Além disso, podem colaborar com a decoração.
Existem diversas opções de painéis no mercado, tanto de imã, quanto de cortiça ou aramados. Escolha o seu favorito.
Quanto à decoração, pode até parecer bobagem, mas um cantinho decorado com a sua cara pode te trazer mais prazer em passar o tempo nele.
Dessa forma, invista em plantas para melhorar a energia e leveza do local, utilize cores impactantes na parede em frente a sua mesa ou opte por quadros decorativos.
Essas são apenas algumas dicas que podem transformar seu ambiente de estudos em um local mais agradável.
Objetos que você goste, canetas coloridas, bloquinhos de papel também podem deixar o espaço mais colorido e trazer mais personalidade para seu canto. Tudo isso sempre é válido e ajudam a manter a concentração.
5. Mantenha tudo organizado
Não adianta ter todos esses itens que citamos e estar tudo sempre bagunçado. A organização é fundamental para estudar.
Dessa forma, não deixe seus cadernos, canetas e livros espalhados quando acabar de estudar. Tenha um local certo para armazenar cada um e fique fiel a esse padrão de organização.
Seu computador também pede uma organização. Não salve seus arquivos todos na área de trabalho. Dessa forma, tenha pastas para cada disciplina, separadas por data ou por categoria.
Enfim, montar uma sala de estudos em casa é relativamente simples. Se você não tem condições de adquirir nenhum móvel, painel ou luminária, não tem problema! Escolha um local confortável e peça ajuda para sua família para que não haja distrações.
O ideal é ter um local agradável, que torne seus estudos o mais prazeroso e produtivo possível.
E a sua sala de estudos em casa, como é? Conta pra gente!