Roteiro gastronômico em Minas Gerais: conheça boas cidades para visitar

Como recusar aquele delicioso tempero da roça, em fogão a lenha com panela de barro? Você conhece alguém que recusaria? Eu ainda não.

Ou seja, por mais simples que sejam simples as comidas mineiras, elas têm um toque muito único e especial. Certamente, aqui vamos te mostrar um roteiro gastronômico, um dos melhores do Brasil, portanto, saiba que nenhum artigo feito neste site foi tão delicioso como este.

Então prepare-se para fazer um tour em algumas cidades de Minas Gerais para saber sobre o roteiro gastronômico, e suas cidades fantásticas e acolhedoras.

Veja aqui 5 cidades de Minas imperdíveis em um roteiro gastronômico

  1. Tiradentes

Tiradentes não preserva somente casas antigas, igrejinhas e ruas de ladrilhos. Afinal, é um lugar para pessoas que apreciam um bom prato, com um bom tempero caseiro.

Então, em muitos cantos de Tiradentes, você encontra bares que servem pratos tradicionais. Mais uma bela cachaça, com a companhia de um torresmo. Pensões com pratos deliciosos e bem servidos com comidas típicas.

  1. Belo Horizonte

A capital mineira contém um roteiro completo e delicioso para todos os gostos e condições financeiras, e com mais variedades.

Além disso, de toda a gastronomia tradicional, você encontra as comidas de food trucks, com muitas diversidades para quem gosta.

  1. Milho Verde

Pensa em um nome de cidade que já fala da comida mais pedida. Uma cidadezinha pacata no alto da serra com 1500 pessoas. Um lugar pitoresco, uma cidade escondida, mas com muitas maravilhas, uma cozinha muito original. 

Próxima a Diamantina, com ótimas pousadas e hotéis. Portanto, vale a pena conhecer esta gastronomia.

  1. Ouro Preto

Sobretudo, Ouro Preto faz parte da história do Brasil, um lugar que preserva a cidade antiga, e tem uma gastronomia inigualável. Então, com as panelas de origem, das tropas de soldados dos trabalhadores rurais e com o especial toque dos temperos lusitanos.

O velho e saboroso feijão tropeiro, o arroz carreteiro, o tutu com linguiça e couve, etc.

  1. Gonçalves

Então, se você quer saborear petiscos, aqui tem muitos bares onde turistas e moradores se reúnem para bater um papo e curtir um final de tarde. 

Sendo assim, cervejarias são os points, com deliciosas cervejas artesanais e petiscos típicos. Gonçalves MG é um local exemplar para uma boa culinária mineira.

Pratos típicos de Minas Gerais 

Há muitos pratos que vão de iguarias do milho verde, iguarias de feijão, como o tropeiro, o tutu de feijão com couve. Portanto, o famoso pão de queijo, sendo uma das iguarias dos pratos com queijo, além do queijo de Minas. 

Enfim, são muitos pratos típicos, sendo estes os mais conhecidos.

Veja alguns festivais gastronômicos por Minas Gerais

  • Festival do Queijo Canastra (São Roque de Minas – julho);
  • Comida di buteco (abril- Belo Horizonte);
  • Festival da Quintanda (maio – Congonhas);
  • Festival Boa Mesa (maio – Caxambu);
  • Festival Sabores da Roça (junho – Extrema);
  • Encontro Cultural de Milho Verde (Milho Verde – julho);
  • Festival de Inverno (julho – Ouro Preto);
  • Festival de Cultura e Gastronomia (Tiradentes – agosto);
  • Festa do Rocambole e Mostra Cultural (Lagoa Dourada – setembro);
  • Festival Gastronômico e Cultural (Capitólio- outubro) Sabores do Peixe;
  • Uaiktoberfest (outubro – Nova Lima)
  • Festival Diamantina Gourmet, (novembro – Diamantina);
  • Festival da Jabuticaba (novembro – Sabará).

Roteiro gastronômico 

Podemos citar que há várias situações, para todos os gostos e bolsos. Certamente há desde lugares sofisticados, até a simplicidade do food truck, não menos gostoso, importante ou caro. Você vai encontrar nesta viagem do A ao Z na sua corrida de sabores.

Então, lembre-se de que o mineiro tem muito calor humano e é um povo bastante acolhedor.

Conclusão

Certamente, estes são os principais roteiros e cidades gastronômicas de Minas Gerais. Portanto, você pode fazer um tour, visitando e se divertindo, comendo e vivendo tudo que este estado te oferece, em cidades incríveis.

Mas, caso queira, você pode curtir os festivais ao longo do ano, além de visitar as cidades e desfrutar da cultura e beleza das mesmas. Sendo assim, aproveite as nossas dicas e tenha uma boa viagem e um bom apetite.

Comentários
Compartilhe: