O que são transtornos Mentais?

Os transtornos mentais são situações que afetam negativamente as emoções, o comportamento de um indivíduo e a cognição, é uma disfunção do cérebro e da produção de neurotransmissores. 

Desse modo, essas síndromes, segundo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, têm impactos, muitas vezes, drásticos na vida das pessoas. 

São muitos os transtornos mentais, depressão, ansiedade, bipolaridade e dependência química são alguns dos mais comuns. Para saber mais sobre esses e outros transtornos, continue com a leitura e fique por dentro desse assunto!

Como identificar os sinais de transtorno mental?

Cada transtorno mental possui seus sintomas. Mas no geral, as mudanças de comportamento são as primeiras indicações de que algo não está bem. 

A dificuldade para se relacionar com outras pessoas, se expressar e até mesmo a falta de cuidado com a higiene pessoal podem indicar que a pessoa está sofrendo com algum transtorno mental. 

Qual a diferença de doença mental para transtorno mental?

Os transtornos são mais comumente ligados à ordem psíquica e mental e não costumam ter definições de causa. 

Eles podem ser resultados de alterações biológicas,  déficit ou excesso de um neurotransmissor, ou pode se originar a partir do comportamento do indivíduo. 

Por outro lado, a doença para ser considerada tal, necessita atender a critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo eles: manifestar-se por sintoma específico, ter sua causa reconhecida e provocar alterações visíveis e/ou diagnosticadas por exames.

Quais são os transtorno mentais mais comuns: conheça

Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica que apresenta sintomas como: tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, fadiga, baixa autoestima, pessimismo. 

Normalmente as pessoas com esses sintomas precisam urgentemente buscar ajuda de profissionais da área da saúde mental. É, em alguns casos, necessária a indicação de medicamentos para uso regular. Além de um acompanhamento frequente de psicólogos ou psiquiatras. 

 Esquizofrenia

A esquizofrenia tem como sintoma delírios e alucinações. As pessoas com esse tipo de problema costumam apresentar uma perda do contato com o mundo real. 

É indicado procurar auxílio médico o mais rápido possível a fim de reverter o quadro do paciente. 

Ansiedade

A ansiedade faz parte do sistema do ser humano, contudo, quando ela gera insônia e percebe-se uma excessiva preocupação com o futuro, é imprescindível ligar o botão de alerta e buscar ajuda médica. 

Síndrome do Pânico 

Quem desenvolve a síndrome do pânico sofre com os sintomas de formigamento, medo excessivo, falta de ar, ansiedade aguda, suor intenso, tonturas e espasmos. Além disso, os batimentos ficam acelerados e o paciente demonstra maior agitação.

Transtorno bipolar

Esse transtorno apresenta-se ao indivíduo com sintomas de mudanças repentinas de humor. Ora o paciente apresenta alterações para um comportamento exaltado, ora depressivo, ora normal. 

Transtorno obsessivo compulsivo

Conhecido também como TOC, esse transtorno caracteriza-se pelos sintomas de obsessões e compulsões. Sejam eles ideias, pensamentos, repetitivos e persistentes.

 Distúrbio alimentares

Os distúrbios alimentares podem ser mortais caso não sejam tratados rapidamente. Normalmente são divididos em três grupos: bulimia, anorexia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica. 

 

Transtorno mental: conheça os tratamentos mais utilizados

Terapia

Terapia é o processo de tratamento de doenças; no caso das doenças mentais, esse tipo de tratamento é realizado com um psicólogo. 

 Terapia comportamental

Esse tipo de tratamento é feito através da intervenção de um psicoterapeuta sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

 Terapia cognitiva

Assim como a terapia comportamental, essa terapia é realizada com a intervenção de um psicoterapeuta, sobre as cognições baseadas em eventos passados, de modo a mudar os sistemas de significados dos pacientes e alterar emoções e comportamentos.

Terapia interpessoal

Esse tipo de terapia é mais comum para tratar depressão. 

Psicanálise

Focado na psique humana, esse tratamento é realizado com psicanalistas. 

 Psicoterapia psicodinâmica

Tratada com o auxílio de um psicanalista, essa terapia trabalha com o inconsciente da psique humana.

 Psicoterapia de apoio

Esse tratamento costuma ser mais curto que os anteriores e tem como finalidade a melhora na qualidade de vida. Há uma queixa principal e a busca pela resolução.

Medicação

A medicação é um tratamento que só pode ser realizado através da receita médica e do acompanhamento do profissional da saúde. 

Eletroconvulsoterapia

Esse tratamento tem sido cada vez menos utilizado por ser agressivo. É feito com um profissional da área da psiquiatria. São provocadas alterações na atividade elétrica do cérebro através da passagem de corrente elétrica. 

FAQ:

O que fazer com uma pessoa com transtorno mental?

Não julgue e indique, com empatia, um profissional da área da saúde mental, ou uma clínica de recuperação para auxiliar.

O que podemos fazer para cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde mental é cuidar de si. Assim, praticar atividades físicas, promover bons momentos a sós ou com amigos e familiares, se alimentar e dormir bem, meditar e cuidar da higiene do corpo são algumas formas que impactam positivamente na saúde da mente. 

Qual o transtorno mental mais comum?

A dependência química é um dos transtornos mais comuns no Brasil, afeta cerca de 10% da população quando se fala em dependência de álcool.

Quais são os transtornos mentais graves?

Não há definição de que um transtorno mental mais grave que outro, desse modo, é considerado o mais grave o transtorno que mais impacta negativamente a vida do indivíduo. No caso da depressão, a CID-10 classifica a doença em 3 graus:leve, moderada e grave.

Quem tem doença mental pode trabalhar?

Sim, porém, é indicado realizar exames que comprovem a capacidade de desenvolver as atividades laborais do cargo ou função.

Quem pode diagnosticar transtornos mentais?

Apenas profissionais da área da saúde mental: psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. 

Comentários
Compartilhe: