Embrulhando o bebê

Os reflexos dos bebês recém-nascidos, conhecidos como Reflexo de Moro, costumam assustá-los facilmente e tendem a acordá-los durante o sono. Muitos pais descobriram que envolver os bebês até os três ou quatro meses de idade (período em que esses reflexos começam a desaparecer) ajuda a reduzir as reações de susto fortes e melhora o sono.

Enrolar ou envolver o bebê recém-nascido pode ajudar a colocá-lo para dormir e reduzir o despertar. Embora embrulhar seja relativamente fácil de fazer, existem algumas regras a serem seguidas para a segurança do bebê. Também existem os Swaddles já prontos que facilitam bastante a vida das mamães.

Por que embrulhar?

Embrulhar pode ajudar a acalmar um bebê – acredita-se que enfaixar ajuda a recriar o espaço restrito no útero.

Alguns estudos mostraram que bebês enrolados em panos acordam com menos frequência e dormem mais do que bebês não enrolados em panos.

Enrolar também pode ajudar a reduzir o risco de morte súbita de bebês , mantendo os bebês de costas durante o sono.

Quando embrulhar?

A técnica de embrulhar foi desenvolvida para bebês muito novos – desde o nascimento até quando eles começam a mostrar sinais de que podem rolar (geralmente 4 a 6 meses de idade, mas na maioria das vezes mais jovens). Então a época ideal é quando o bebê é um recém-nascido.

Quando não embrulhar?

Pare de enrolá-lo quando o bebê puder rolar sobre a barriga ou se ele parecer não gostar. Uma alternativa ao enfaixamento é usar um saco de dormir seguro para bebês.

Não enrole o bebê se ele compartilhar uma cama com outra pessoa. Os bebês não devem ser embrulhados enquanto dormem em um saco de dormir para bebês.

Quando devo parar de embrulhar?

Por razões de segurança, você deve parar de embrulhar seu bebê quando ele começar a rolar sobre a barriga.

Geralmente, a melhor maneira de parar de embrulhar é fazê-lo gradualmente. Isso pode ser iniciado deixando um braço fora do enfaixamento. A partir daí, avance para deixar os braços ou as pernas fora do envoltório. Você também pode afrouxar gradativamente o envoltório um pouco de cada vez, para aumentar até o ponto em que não seja necessário envoltório. Essa transição gradual torna mais fácil para seu bebê se ajustar a dormir sem embrulhar. O processo pode durar mais ou menos uma semana, e o padrão de sono do bebê pode ser afetado. Não se preocupe – isso é comum. Depois que seu bebê estiver acostumado a dormir sem embrulhar, as coisas devem voltar ao normal.

Ao usar um saco de dormir, verifique se ele é do tamanho correto para o seu bebê. Escolha um com gola justa, cavas ou mangas sem capuz e verifique se o seu bebê não pode escorregar para dentro da bolsa e ficar completamente coberto. Nunca use um envoltório e um saco de dormir juntos, pois seu bebê pode superaquecer. Nos meses mais frios, você pode colocar um lençol ou cobertor leve, bem dobrado sobre o bebê, como faria se estivessem embrulhados.

 

Como embrulhar?

  • Use um cueiro de algodão leve ou musselina para enfaixar o bebê. Mantas e cobertores não são seguros para enfaixar, pois podem causar superaquecimento.
  • Evite o superaquecimento certificando-se de que seu bebê não esteja vestido demais sob o cueiro. Se o tempo estiver quente, seu bebê pode precisar apenas de uma camiseta e uma fralda. Em climas mais frios, seu bebê pode precisar de um macacão leve.
  • Os bebês recém-nascidos são geralmente enrolados com os braços cruzados sobre o peito. Assim que o reflexo do susto desaparecer (geralmente por volta dos 3 meses), deixe os braços do bebê livres para que ele possa se acalmar.
  • Não cubra a cabeça e o rosto do seu bebê. Isso evita que o bebê superaqueça e o envoltório bloqueie sua respiração.
  • Para enfaixar eficazmente, o envoltório deve ser firme, mas não muito apertado. Deve permitir que o tórax do bebê se eleve normalmente durante a respiração.
  • O envoltório não deve ser muito apertado em torno dos quadris e pernas do bebê. Estudos demonstraram que um envolvimento apertado com as pernas retas pode causar problemas no quadril, como displasia ou luxação. Se for enfaixado corretamente, as pernas do bebê devem ser capazes de dobrar nos quadris com os joelhos separados.
  • Sempre coloque seu bebê para dormir de costas para reduzir o risco de morte súbita do bebê.

Que outros fatores afetam a maneira como envolvo meu bebê?

A temperatura afetará a maneira como você veste seu bebê antes de embrulhar. Em dias quentes, uma fralda e um body são tudo o que o seu bebê precisa, enquanto nos dias mais frios um macacão leve e cobertor são suficientes.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhar o texto em suas redes sociais.

Comentários
Compartilhe: